Óbidos realiza plantio de mudas de ipê-amarelo

Plantio foi realizado em homenagem ao Papa Francisco

Na manhã do domingo (27), Dom Bernardo Johannes, bispo da Diocese de Óbidos, realizou na Catedral de Sant’Ana, a missa de sétimo dia em sufrágio do Papa Francisco, quando fez com que os fiéis refletissem sobre a importância da misericórdia e do cuidado com os outros.

Após a missa, Dom Bernardo convidou os presentes a participarem do primeiro ato concreto em homenagem ao Papa Francisco, com o plantio de uma muda de Ipê Amarelo, que foi realizada na Praça Barão do Rio Branco, em frente à Catedral de Sant’Ana. Em seguida outras duas mudas foram plantadas na Matriz de São Francisco e Santa Clara, pelo Padre Édson Galego, e na Matriz de São Martinho, pelo Padre Leonardo Loures.

O ato simbolizou a preocupação do falecido pontífice, pela Amazônia e pela Criação de Deus “a importância do gesto em homenagem ao Papa Francisco com o plantio do Ipê, nos faz relembrar a preocupação do Papa com nossa Amazônia, pela nossa região e a ligação que ele tinha com a nossa diocese através do Barco Hospital Papa Francisco. E hoje, no domingo, em que nós estamos celebrando o sétimo dia de sua morte, queremos ajudar e através deste ato concreto em relação a todas as mudanças climáticas, essa problemática do meio ambiente que nós estamos sentindo para ajudar a natureza para que ela possa se regenerar”, disse o bispo de Óbidos.

Para Roberto Carlos Romero Pinedo, secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento Rural – SEMAB, o legado deixado pelo Papa Francisco com o cuidado com a ecologia “contribuímos nessa homenagem a um líder da Igreja Católica, que embora tenha partido ao descanso eterno, queremos ajudar a prestar esta homenagem, porque ele merece e o plantio de uma árvore que já representa a vida, que já representa o verde, a ecologia e sobretudo uma região onde ele contribuiu muito a Amazônia. Estamos felizes por esse legado dele e a escolha desta espécie muito bonita, que ao florir, vai estar dando maior vida aqui em nossa cidade, e ao olharmos para ela, lembraremos de Papa Francisco”, disse emocionado o secretário Roberto Romero.

Além das mudas do ipê-amarelo, árvore que chega a atingir de 15 a 30 metros de altura, mais de 30 palmeiras também foram doadas para a Paróquia São Francisco e Santa Clara no período da Campanha da Fraternidade.

Fonte: Regional Norte 2 / Por Vívian Marler

Compartilhe essa Notícia

Leia também