
A Cáritas Arquidiocesana de Belém realiza neste sábado, 5, uma programação especial dentro da IV Jornada Mundial dos Pobres 2025. A ação social acontece na Paróquia São Francisco de Assis, localizado na Rua Presidente Castelo Branco, entre as passagens Uberaba e Haroldo Veloso, no bairro do Tapanã II. A programação será antecedida por uma celebração eucarística, às 7h.
A ação social conta com a parceria parcerias governamentais e profissionais voluntários, com objetivo animar a missão da Arquidiocese quanto ao aspecto da caridade, em preparação ao Dia Mundial dos Pobres, que acontecerá pela nona vez neste ano de 2025, no mês de novembro, como iniciativa lançada pelo Papa Francisco para o mundo inteiro.
Os serviços oferecidos durante a programação são: orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC/INSS); assessoria de ordem jurídica; expedição de RG; serviços de estética, como corte de cabelo e massoterapia; e em termos de serviços médicos, atendimentos nas áreas de clínica médica, alergia, pediatra, médico da família, nutricionista; e na área de psicologia, uma palestra sobre ansiedade e depressão; na ocasião, também será possível verificar glicemia e pressão.
A Arquidiocese de Belém terá duas jornadas com essa perspectiva de maior abrangência nos serviços. Espera-se que o Dia Mundial dos Pobres seja celebrado com muita alegria e empenho de cada paróquia, com a Celebração Eucarística, seguida de espaços sociais de acolhimento às pessoas que mais precisam no bairro, com distribuição de lanches, serviços de saúde, escuta, entre outros.
Jornada Mundial dos Pobres
Celebrado anualmente pela Igreja no 33º Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres foi instituído pelo Papa Francisco em 2016, por ocasião da conclusão do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. A iniciativa tem por objetivo promover uma reflexão sobre a cultura do desperdício e suscitar ações concretas de solidariedade aos mais pobres, como sinal de fraternidade.
No Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) adotou a Jornada Mundial dos Pobres (JMP), e não apenas o Dia Mundial dos Pobres, visando promover não apenas uma celebração pontual, mas sim um período de preparação que fomente nas comunidades ações concretas em prol das pessoas em situação de pobreza.
Fonte: Cáritas Arquidiocesana / Com Voz Online