Peregrinações na Região São João Batista

Santuário recebe peregrinos do Jubileu em Icoaraci

Jornada dos Servidores do Altar
Jornada dos Servidores do Altar

Animados a vivenciar o Ano Santo de 2025, no domingo, 16 de março, os catequistas e servidores do altar realizaram a sua peregrinação pelo Jubileu da Esperança no distrito de Icoaraci, acolhendo o convite da Arquidiocese de Belém na Região Episcopal São João Batista.

A peregrinação representa a participação de parte dos fiéis da região na programação do Santuário Arquidiocesano São João Batista e Nossa Senhora das Graças no Jubileu da Esperança, período de graça e renovação espiritual, celebrado a cada 25 anos pela Igreja Católica, este ano com o tema “Peregrinos da Esperança”.

“Que o Jubileu seja, para todos, ocasião de reanimar a esperança! A Palavra de Deus ajuda-nos a encontrar as razões para isso.” (Bula de proclamação do Jubileu). Com as palavras do Papa no início da Bula de Proclamação do Jubileu de 2025, chegue a todos os irmãos e irmãs que comungam a mesma fé, impulsionados pela caridade, para aguardarem a “feliz esperança e a vinda do nosso Salvador, Jesus Cristo” (Rito da Comunhão na Santa Missa).

As palavras são da Mensagem de Abertura do Jubileu “Peregrinos da Esperança”, ditas por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, conclamando o povo de Deus a unir-se em sinal de esperança. “Todos unidos nos comprometemos a ser sinais e promotores da esperança que não engana, no meio de nossa sociedade tão fragmentada e machucada!”. Padre Maurício Henrique, pároco do Santuário São João Batista, resume a experiência: “As jornadas foram para nós, momentos bons e edificantes”.

Jornada dos Catequistas
Jornada dos Catequistas

Jornada dos Catequistas
Congregar as várias pastorais do Santuário Arquidiocesano São João Batista e Nossa Senhora das Graças no Jubileu da Esperança, ajudando-as a viver o Ano da Esperança é o objetivo das jornadas organizadas sob as orientação do pároco, padre Maurício Henrique. Assim, no domingo, 16 de março, aconteceram mais duas peregrinações – a dos catequistas e dos servidores do altar –, dentre as 16 jornadas que irão acontecer no Santuário.

A programação teve início às 8h, na Capela do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, voltada a todos os catequistas das paróquias pertencentes à Região Episcopal São João Batista.

Deixando a capela, os catequistas saíram em peregrinação com destino ao Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças com o objetivo de obter a indulgência plenária. Ali na igreja, eles rezaram a oração do Pai Nosso e recitara a Ave Maria em intenção do restabelecimento da saúde do Papa Francisco.

Saindo do Santuário, os peregrinos seguiram para o auditório Dom Vicente Zico, onde participaram de uma pregação ministrada pelo padre Evandro Favacho sobre o tema “O ano jubilar como meio de misericórdia para a missão do catequista”. Em seguida, participaram da Adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando-se a programação. Após a Adoração, todos foram para a igreja participar da Santa Missa, tanto os servidores do altar quanto os catequistas.

Jornada dos Servidores do Altar
Aberta às 8h, a Jornada dos Servidores do Altar foi a quarta a acontecer no Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças. A programação foi dividida em três partes, começando pela entrada dos símbolos do Jubileu da Esperança (Vela e Bandeira), seguindo-se uma partilha espiritual sob a condução do padre Mateus Ribeiro, Assistente Eclesiástico dos Servidores do Altar da Região Episcopal São João Batista.

A terceira parte foi uma formação ministrada pelo cônego Plínio Pacheco, com o tema “Missa: zelo, decoro e postura litúrgica no serviço ao altar”. Está foi dividida em 3 partes: entrada dos símbolos, partilha espiritual   que foi com o Pe. Mateus Ribeiro (Assistente Eclesiástico dos Servidores do Altar da Região) e a Formação que foi ministrada pelo Cônego Plínio Pacheco, com o tema: “Missa: Zelo, decoro e postura litúrgica no serviço ao altar.”

A jornada encerrou-se com a Santa Missa presidida pelo cônego Plínio Pacheco, concelebrada pelos padres Mateus Ribeiro e Adalberto Brandão, Vigário Episcopal da Região São João Batista. A celebração eucarística reuniu os participantes de ambas as jornadas.

Redação Voz de Nazaré Online
Pascom / Santuário S. João Batista e N. Sra. Das Graças
Liliane Silva (informações)
Fotos: Divulgação

Compartilhe essa Notícia

Leia também