Quem tiver interesse em aprofundar seus conhecimentos na área da Doutrina Social da Igreja, o Centro Universitário Católico Italo Brasileiro (Uni Italo), está ofertando a Pós-Graduação online em Doutrina Social da Igreja: Fé, verdade e política, coordenada pelo Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro.
A equipe de professores especialistas selecionadas para desenvolver o tema, “é notável”, afirma o professor Victor, referindo-se ao Pe. Paulo Ricardo, Prof. Msc. Pe. Leandro Adorno, Prof. Dr. Marcus Boeira, Prof. Rafael Brodbeck r ao Prof. Dr. Sandro Alex.
O curso é todo online, com aulas ao vivo, a fim de fomentar o diálogo. Iniciará dia 20 de agosto e, a partir dessa data, todas as quartas-feiras. As aulas também ficarão gravadas, podendo ser assistidas de acordo com a disponibilidade do aluno.
A pós tem como objetivo servir como resposta ao tempo atual na sociedade, de acordo com a coordenação. “Essa pós que é mais que um curso, é uma missão formativa que une fé e razão, tradição e atualidade, espiritualidade e ação concreta no mundo em um tempo em que a fé é desvalorizada, a moral é relativizada e a política é dominada por ideologias corrosivas”, explica o Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro.
A Doutrina Social da Igreja oferece uma resposta firme, lúcida e profundamente humana. Nas palavras de São João Paulo II, a Doutrina Social da Igreja “tem o valor de um instrumento de evangelização” e pertence “ao coração da missão da Igreja”, pois revela o homem a si mesmo e aponta o caminho da justiça (Compêndio da Doutrina Social da Igreja, n. 67).
A pós-graduação será ministrada em 19 disciplinas, divididas em três módulos: Pressupostos, Fundamentos e Aplicações. Assim, abrangerá vários tópicos de filosofia, teologia, história, direito, economia e política, para estudar os documentos da Igreja sobre esses assuntos, totalizando 360h, em 18 meses, de estudos, de agosto de 2025 a dezembro de 2026.
As informações detalhadas e as inscrições já estão abertas, podendo ser feitas pelo link: https://conteudo.victorsalespinheiro.com.br/pos-graduacao-doutrina-social-na-igreja
Caso o interessado ainda seja graduando ou não possa cumprir os requisitos para a titulação de especialista, ele pode inscrever-se na modalidade de curso livre de extensão.
Módulos, disciplinas e professores
- Pressupostos
- Introdução: Teologia e filosofia no confronto das heresias e ideologias modernas (12h) – Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro
- Evangelização e Civilização: a missão da Igreja (24h) – Pe. Paulo Ricardo de Azevedo
- História da Igreja na modernidade: Reforma, Revoluções e a Questão Social (24h) – Prof. Raphael Tonon
- A dignidade da pessoa humana: seus deveres e direitos (12h) – Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro
- Os princípios da doutrina social da Igreja (12h) – Profa. Msc. Larissa Menengatti
- A lei da Igreja por fundamentos do direito canônico (12h) – Prof. Msc. André Fonseca
- História do pensamento social católico (12h) – Prof. Dr. Marcus Boeira
- Fundamentos
- Trabalho e dignidade: a resposta católica ao individualismo e coletivismo (24h) – Prof. Dr. Mário Ribeiro
- Família e amor conjugal diante das ideologias da revolução sexual e do feminismo (24h) – Profa. Dra. Laise Sales Pinheiro
- Economia e bem comum: para além do comunismo e da idolatria do mercado (24h) – Prof. Msc. Ayrton Machado
- Meio ambiente diante das ideologias do biocentrismo e panteísmo (24h) – Prof. Dr. Sandro Alex
- Política e solidariedade diante das ideologias do liberalismo e socialismo (24h) – Prof. Msc. Ayrton Machado
- Comunidade internacional: paz, direitos humanos e globalismo (24h) – Prof. Dr. Sandro Alex
III. Aplicações
- Metodologia da pesquisa e escrita científica (12h) – Prof. Dr. Mário Ribeiro
- Bioética, direito à vida e a cultura da morte (24h) – Prof. Dr. Mário Ribeiro
- Igreja e Estado: teologia política, secularização e laicismo (24h) – Prof. Rafael Brodbeck
- Liberdade religiosa e ecumenismo: casos controversos de continuidade magisterial (12h) – Prof. Msc. André Fonseca
- O cristão na era digital: mídias, inteligência artificial e tecnocracia (12h) – Profa. Msc. Chiara Sousa
- Ação eclesial, crise da Igreja e a Teologia da Libertação (24h) – Prof. Msc. Pe. Leandro Adorno
Serviço
Pós EAD Doutrina Social da Igreja: Fé, verdade e política
Coordenação: Prof. Dr. Victor Sales Pinheiro
Realização: Centro Universitário Católico Italo-Brasileiro – Uni Italo
Duração: 18 meses (360h)
Início: 20/08/2025
Mais informações:
Instagram will load in the frontend.
https://conteudo.victorsalespinheiro.com.br/pos-graduacao-doutrina-social-na-igreja