
A intensa programação da Semana Santa realizada pela Arquidiocese de Belém vem reunindo os fiéis em grandes oportunidades de evangelização. Depois do Domingo de Ramos, na última quarta-feira, 16, foi realizado o Traslado do Senhor dos Passos.
Antes da procissão, houve a Santa Missa às 18h30 na Catedral Metropolitana de Belém, presidida pelo Cura, Monsenhor Agostinho Cruz.
A procissão saiu à noite da Catedral, situada no bairro Cidade Velha, após a celebração eucarística. Conduzindo a imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz), os fiéis cumpriram o trajeto até a Basílica Santuário de Nazaré, localizada no bairro homônimo na área central de Belém.
Jesus a caminho do Calvário
A procissão tem como finalidade recordar o momento doloroso em que Jesus está a caminho do Calvário.
A imagem do Senhor dos Passos é esculpida em tamanho natural. Apresenta o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a pesada cruz, amparada no ombro esquerdo.
A túnica de tecido, em tons de marrom e grená, deixa à mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.
A imagem do Senhor reproduz um semblante verdadeiro e reveste-se de um detalhe que encanta, de modo peculiar, a atenção do fiel ao contemplá-la durante a procissão.
Fotos: Sandro Barbosa | Fabrício Coleny