A COP30, que acontecerá em Belém (PA) a partir de segunda (10) até 21 de novembro, se faz relevante por ser um marco mundial no debate sobre o futuro do planeta. A Igreja Católica se preparou de forma sinodal para participar ativamente dessa conversa.
Abaixo, você confere tudo o que precisa saber antes da conferência começar:
- O que é a COP30?
A Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 é o principal encontro global sobre mudanças climáticas, promovido pela ONU. A 30ª edição reunirá líderes de mais de 190 países para discutir medidas de combate ao aquecimento global e a proteção da Casa Comum.
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) lançou uma cartilha especial para explicar, de forma simples, os temas que estarão em debate. O material ajuda a compreender como as decisões da COP30 impactam diretamente o planeta e a vida de cada pessoa.
- Igreja rumo à COP30
A Igreja do Brasil criou a plataforma “Igreja Rumo à COP30: Articulação por Ecologia Integral e Justiça Climática”, um processo e articulação da Igreja Católica no Brasil para se prepararem para a COP30.
A identidade visual reforçou a presença de cores e elementos inspirados na Amazônia, para reafirmar o compromisso com a justiça climática e a preservação da vida em todas as suas formas.
- COP30 contará com missas em outros idiomas
Durante a conferência, a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém, celebrará missas em vários idiomas: inglês, espanhol, francês e libras, acolhendo peregrinos e turistas do mundo inteiro. A dimensão do evento reforça a mensagem de que cuidar do planeta é também um ato de fé.
- 10 anos do Acordo de Paris e da Laudato Si’
A COP30 marcará dez anos do Acordo de Paris e daencíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. Segundo o pesquisador Salvatore Coppola-Finegan, da Universidade de Oxford, em visita ao Santuário Nacional, essa será uma oportunidade única de unir justiça social e climática no coração da Amazônia.
“A Amazônia é vital para o sistema climático mundial. Não é importante só para o Brasil”, destacou o especialista em entrevista ao A12.
- Cinco temas para ficar de olho
A partir da mobilização da CNBB, REPAM e outras instituições católicas, estes serão os pontos principais para acompanhar na COP30:
- Aumento da ambição global e o fim dos combustíveis fósseis
- Financiamento climático e justiça para os países em desenvolvimento
- Protagonismo da Amazônia e dos povos originários
- Adaptação e resiliência contra eventos extremos
- Participação ampla e o diálogo multilateral
Fonte: Portal A12/ Por Beatriz Nery




