Panorama: “Não só de pão vive o homem”

Neste primeiro Domingo da Quaresma a Igreja nos colocou para meditar o Evangelho de Mateus (4,1-11) quando Jesus estava com fome, após 40 dias de jejum o maligno o desafiou a transformar pedras em pães. E ofereceu-Lhe grandes cidades e todos os prazeres do mundo se “te prostrares e me adorares”.

Ainda hoje muitos têm a ousadia de desafiar a Deus com propostas mirabolantes. O Mestre, porém, respondeu com pequenas frases que contêm grandes verdades: “Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Dt 8,3); “Não tentarás o Senhor teu Deus e só a Ele servirás” (Dt 6,16).

Isso nos leva a refletir que a Palavra de Jesus nos alimenta o espírito muito mais do que aquilo que comemos para manter nosso pobre corpo. A Palavra é o alimento que fortifica as nossas boas ações: a fé, a fidelidade, a honestidade, a generosidade, o verdadeiro amor a Deus e aos irmãos…

A Palavra nos lembra que a Deus Pai, Criador de todas as coisas, devemos dedicar, com toda fidelidade, louvor e reconhecimento de tudo o que recebemos a cada dia de nossa vida terrena. Só Deus Pai merece o nosso verdadeiro ato de adoração e agradecimento por nos ter enviado Seu Filho Jesus para nos resgatar.

O demônio nos apresenta tantas oportunidades de cairmos em pecado! Este é o motivo pelo qual devemos alimentar nossa alma com a Palavra e a Eucaristia. Obedecendo ao que Jesus nos ensinou na oração do Pai Nosso, “Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” e participando ativamente da Eucaristia, o alimento espiritual que Jesus perenizou e que só encontramos na Igreja por Ele fundada.