Panorama: “Pontes, sim, muros, não”

O título da coluna de hoje, foi usado no livro de estudo do tema das Equipes de Nossa Senhora para o ano corrente.
Ao contrário do que parece, nada tem, a ver com o muro que o presidente Trump está erguendo na fronteira com o México, que representa uma afronta para o mundo, relembrando o destacado similar erguido pela União Soviética, dividindo a Alemanha e festivamente derrubado.

O que as ENS editaram está baseado na profecia de Isaías (57,14): “Abri, abri a estrada, planai-a! Retirai do caminho de meu povo todo o obstáculo”!

É a estrada do relacionamento entre os esposos que muitas vezes constroem impedimentos, sempre baseados em seus egoísmos, esquecendo que o bem estar deveria repousar nas “pontes” do bom relacionamento entre os cônjuges.

Esse egoísmo deixa fortes marcas na sociedade em geral, onde as primeiras e maiores vítimas são os próprios filhos.

É construindo “pontes”, como o Papa Francisco nos aconselha, que devemos alicerçar a nossa vida familiar e solidificar a nossa Igreja e a sociedade em que vivemos.

O desejo de acompanhar o que a mídia nos oferece, colocando o consumismo em destaque, induziu grande maioria das mulheres trocarem a responsabilidade educacional dos filhos, pela profissional, disputando os encargos familiares com os homens. Não sou contra a profissionalização da mulher, mas, todo o exagero, é prejudicial em qualquer setor.
Termino com um pronunciamento do nosso fundador, Pe. Caffarel; “É missão de toda a Igreja revelar, nesta época, a verdadeira face de Deus. Mas essa é, em certo sentido, missão que diz respeito de maneira muito especial aos casais”.

E ainda o Papa Francisco: "A verdadeira alegria vem de uma harmonia profunda entre as pessoas, que todos sentem no coração, e que nos faz perceber a beleza de estar juntos, de nos ajudar uns aos outros”.