Panorama: Preparação para a Páscoa

Estamos vivendo o tempo da Quaresma. No 1º Domingo vi as igrejas lotadas, mas fico preocupado com aqueles que se dizem católicos e  pegam corda da mídia que insiste em divulgar e esticar o carnaval.

São os católicos que só procuram a igreja quando estão com “dor de barriga”, sejam doenças ou problemas econômicos ou sociais.

O nosso Papa Francisco expressou-se de forma muito positiva sobre as promessas e os jejuns. Só não ouve e não segue quem não quer ou não tem fé.

Na continuidade do Evangelho de S. Mateus, lemos a narrativa da apresentação aos discípulos amados, Pedro, Tiago e João, do milagre da “Transfiguração”.

Levou seus seguidores a dizer: “É bom ficarmos aqui. Ergueremos três tendas…”
Mas logo a resplandecente imagem se desfez e voltaram às realidades terrenas. Realidades hoje insistentemente pregadas pelo seguidor de Pedro, o Papa Francisco. Devemos sair das sacristias e ir em frente. Levar a Palavra do Senhor aonde for necessário.

Dou o meu aplauso a todos os devotos que se empenharam na realização dos encontros de espiritualidade e diversão sadia, durante os dias de carnaval.

Aos 90 anos de idade ainda me recordo dos retiros de carnaval, no Colégio Nazaré, no tempo da “Ação Católica”, pregados por Dom Mário Villas Boas, o maior orador sacro que tive a felicidade de ouvir.  Já são poucos os companheiros daquela época!

Tenho também que voltar à realidade atual, prestar mais atenção ao que os nossos Bispos nos estão pedindo. Prestar mais atenção ao meio ambiente em que vivemos e preservar aquilo que Deus nos dá, através da natureza.  Uma intensa propaganda na mídia divulga o que está sendo produzido pela agricultura no Brasil. Mas há necessidade de que os investidores nessa área respeitem também os habitantes nativos e os pequenos agricultores.