Panorama: Reformas do ano novo ( 1ª Parte)

 
Ao chegar no nonagésimo ano de idade, que completarei no dia em que esta crônica estará sendo publicada, posso afirmar que nenhum final de ano trouxe tantas modificações com o 2016/17. 
 
Até então, considerava que nos meus 90 anos de idade, o de maiores modificações tinha sido o 1939. Num livro que estou rascunhando e que conta a viagem que fiz aos 14 anos de idade (1941) no navio “Santarém”, do Loyd Brasileiro, o último navio neutro que saiu da Europa para a América do Sul, em plena 2ª Grande Guerra Mundial, escrevi o seguinte: “Em 1939 ocorreram fatos marcantes. Faleceu o Papa Pio XI e o Cardeal Eugênio Paceli, foi eleito Papa Pio XII. Iniciou em setembro a 2ª Grande Guerra Mundial. Meu irmão Alberto foi ordenado padre no dia 1º de Outubro por Dom Antônio Lustosa…”
 
No ano 2016 os problemas de terrorismo provocaram recordes no número de deslocações de refugiados. As convulsões políticas provocaram o 2º “Impeachment” no Brasil e troca de governo. 
 
O estilo simples e objetivo do Papa Francisco recebe apoio dos católicos no mundo. A nossa Igreja se movimenta. Estive 17 dias em Fortaleza e nas Igrejas católicas era muito comentada a mudança dos párocos em 47 Paróquias. Em Belém o número não deve ficar muito atrás. Quase todas as grandes paróquias da cidade já foram mexidas. Tudo em busca de uma Igreja mais missionária. No último domingo presenciei a belíssima cerimônia da posse do novo “Cura da Sé” que é também pároco de Nossa Senhora das Graças.
 
No âmbito político, revelações de escândalos dolorosos vêm provocando forte reação pública ao sistema de corrupções que estavam levando o país a uma degradação econômica.  Precisamos rezar muito para que os nossos políticos voltem a respeitar os seus eleitores e deixem de pretender obter o poder a qualquer custo.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também