Panorama:Vem, Maria de Nazaré

No “Ano Mariano de 2017”, a Igreja Católica festeja os trezentos anos do achado da imagem de Aparecida, os cem anos da Aparição da Mãe do Céu em Fátima e, em Belém do Pará, realiza-se neste domingo o 225º Círio de Nazaré, devoção popular que cresceu a partir do encontro de uma imagem nas margens do igarapé Murutucú (hoje Tv. 14 de Março), o que ocorreu há 377 anos.
 
Mais de dois milhões de romeiros e devotos do Brasil e, até do exterior, vão às ruas de Belém homenagear Maria de Nazaré, a Mãe de Jesus, representada na pequenina imagem que desfila numa berlinda, puxada por uma corda. Imagem que recebeu coroação Pontifícia no dia 15-08-1953, no encerramento do 6º Congresso Eucarístico Nacional, homenageada no histórico discurso de Dom Alberto Gaudêncio Ramos, paraense, que na época era Arcebispo de Manaus. Transcrevo pequenos períodos desse discurso:
 
“Vem, Senhora de Nazaré. Deixa por alguns instantes as nuvens do teu nicho, na glória do altar-mor de tua Basílica portentosa, para receberes a coroa do carinho, da gratidão e do afeto de teu povo. Vem, para seres cingida pela coroa de ouro que, canonicamente, em nome do Sumo Pontífice, o augusto cardeal Augusto vai depositar em tua fronte, nesta impressionante cerimônia litúrgica…
 
Virgem Santíssima de Nazaré, Senhora dos Navegantes, aclamam-te aquelas populações ribeirinhas de Itacoatiara e Parintins, de Óbidos e Santarém, que exaltaram também teu divino Filho, na sua passagem triunfal do Rei dos Reis sobre as águas do Rei dos Rios, a bordo do navio “Vitória”, Vitória-Régia que se desprendeu de Manaus para trazer a Belém a flor branca da Eucaristia!”
 
Recordamos esta passagem histórica, nesta época em que se multiplicam as romarias em torno da milagrosa imagem da “Rainha da Amazônia”.
 
 
 


 

Compartilhe essa Notícia

Leia também