No dia 13 a instituição filantrópica para permanência de idosos, Casa Pão de Santo Antônio, situada no bairro do Guamá, completou 87 anos de fundação. Nesse dia, uma celebração eucarística marcou a data, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por Cônego Vladian Alves. A Santa Missa reuniu idosos atendidos pela instituição e sua diretoria.
Com capacidade para atender a 120 idosos, o Pão de Santo Antônio conta com casarões e chalés independentes. Na casa de permanência, os anciãos são assistidos por terapeuta, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e cuidadores. Recebem também alimentação completa e participam de atividades lúdicas, esportivas, religiosas e de lazer.
Para Dom Alberto, a casa promove a experiência da caridade: “Toda entidade que dá assistência às diversas etapas da vida, e aqui são os idosos, deve primar pelos valores do Evangelho. E para nós isso é muito importante. Aqui não é um assistencialismo, mas um ambiente de respeito e de valorização da vida humana. Isso, para mim, coloca em relevo o jeito da Igreja em dar assistência social, que é promovendo e estimulando pessoas a dar seus próprios passos. Este, realmente, é um ponto característico do Pão de Santo Antônio”.
A presidente da Casa de Idoso do Pão de Santo Antônio, Marilda Scaff, disse estar feliz com a comemoração, relembrando o início da obra: “Para nós é uma grande alegria participar deste momento. Somos todos voluntários e estivemos sempre cuidando dos nossos idosos, sempre querendo tudo o que é de bom e melhor, no amor e com carinho pra eles. O começo foi um casal que fez uma promessa e, alcançada a graça, começou com o asilo. De início era apenas uma casinha e depois foi ampliando-se até chegar à estrutura atual”.
Moradora há sete anos, Ocirema Mota diz que na entidade filantrópica encontrou todas as condições que procurava para uma vida em comunidade: “Sinto-me plenamente realizada, bastante ativa, participando de várias atividades de lazer, das celebrações e festas de época. Hoje me sinto com mais condições de vida e saúde de que quando morava só”.
Trabalhando há quatro anos, a terapeuta ocupacional Raphaella Loureiro conta como o trabalho com os idosos tem trazido grandes experiências: “Sempre costumo falar que trabalhar no Asilo Pão de Santo Antônio é mais do que um aprendizado profissional, obviamente, é um aprendizado de vida. Aqui vemos a vida de uma forma diferente e vivemos também de outra forma, acaba sendo uma escola pessoal. Eu gosto muito, me sinto muito bem ajudando e sendo ajudada por eles”.
Casa Pão de Santo Antônio
A casa é uma entidade filantrópica e mantém-se por meio de doações e colaboração de seus associados. Quem desejar doar ou tornar-se voluntário deve entrar em contato com a instituição. O Pão de Santo Antônio está localizado na Rua Paes de Souza, esquina com a travessa Castelo Branco, no Bairro do Guamá. Telefone: (91) 3249-0069.
|
Pão de Santo Antônio comemora 87 anos
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Diocese de Castanhal promove festival da maniçoba em prol da construção do Hospital Abba
11 de dezembro de 2024
Vaticano: Papa convida a preparar Natal com esperança
11 de dezembro de 2024
Santuário Cristo Redentor presente na Exposição “100 Presépios no Vaticano”
11 de dezembro de 2024