Pão de Santo Antônio comemora 87 anos

 
No dia 13 a instituição filantrópica para permanência de idosos, Casa Pão de Santo Antônio, situada no bairro do Guamá, completou 87 anos de fundação. Nesse dia, uma celebração eucarística marcou a data, sendo presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada por Cônego Vladian Alves. A Santa Missa reuniu idosos atendidos pela instituição e sua diretoria.
 
Com capacidade para atender a 120 idosos, o Pão de Santo Antônio conta com casarões e chalés independentes. Na casa de permanência, os anciãos são assistidos por terapeuta, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social, nutricionista e cuidadores. Recebem também alimentação completa e participam de atividades lúdicas, esportivas, religiosas e de lazer.
 
Para Dom Alberto, a casa promove a experiência da caridade: “Toda entidade que dá assistência às diversas etapas da vida, e aqui são os idosos, deve primar pelos valores do Evangelho. E para nós isso é muito importante. Aqui não é um assistencialismo, mas um ambiente de respeito e de valorização da vida humana. Isso, para mim, coloca em relevo o jeito da Igreja em dar assistência social, que é promovendo e estimulando pessoas a dar seus próprios passos. Este, realmente, é um ponto característico do Pão de Santo Antônio”.
 
A presidente da Casa de Idoso do Pão de Santo Antônio, Marilda Scaff, disse estar feliz com a comemoração, relembrando o início da obra: “Para nós é uma grande alegria participar deste momento. Somos todos voluntários e estivemos sempre cuidando dos nossos idosos, sempre querendo tudo o que é de bom e melhor, no amor e com carinho pra eles. O começo foi um casal que fez uma promessa e, alcançada a graça, começou com o asilo. De início era apenas uma casinha e depois foi ampliando-se até chegar à estrutura atual”.
 
Moradora há sete anos, Ocirema Mota diz que na entidade filantrópica encontrou todas as condições que procurava para uma vida em comunidade: “Sinto-me plenamente realizada, bastante ativa, participando de várias atividades de lazer, das celebrações e festas de época. Hoje me sinto com mais condições de vida e saúde de que quando morava só”.
 
Trabalhando há quatro anos, a terapeuta ocupacional Raphaella Loureiro conta como o trabalho com os idosos tem trazido grandes experiências: “Sempre costumo falar que trabalhar no Asilo Pão de Santo Antônio é mais do que um aprendizado profissional, obviamente, é um aprendizado de vida. Aqui vemos a vida de uma forma diferente e vivemos também de outra forma, acaba sendo uma escola pessoal. Eu gosto muito, me sinto muito bem ajudando e sendo ajudada por eles”. 
 
Casa Pão de Santo Antônio
 
A casa é uma entidade filantrópica e mantém-se por meio de doações e colaboração de seus associados. Quem desejar doar ou tornar-se voluntário deve entrar em contato com a instituição. O Pão de Santo Antônio está localizado na Rua Paes de Souza, esquina com a travessa Castelo Branco, no Bairro do Guamá. Telefone: (91) 3249-0069.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também