Papa presidiu celebração da Quarta-feira de Cinzas no Aventino

 
Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco  celebrou no Aventino dia 1º de março, a tradicional celebração da Quarta-feira de Cinzas, informou a Sala de Imprensa da Santa Sé.
 
A Liturgia própria para a ocasião teve início às 16h30min na Igreja de Santo Anselmo, seguida pela procissão até a Basílica de Santa Sabina na presença do Papa, cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, os Padres dominicanos de Santa Sabina e alguns fiéis.
 
Ao final da procissão, na Basílica de Santa Sabina, teve lugar a celebração da Santa Missa com o rito da bênção e da imposição das cinzas. Também o Papa recebeu as  cinzas, como um simples fiel.
 
Em 2016, no âmbito do Jubileu da Misericórdia, Francisco presidiu a celebração de início da Quaresma na Basílica de São Pedro, durante a qual enviou os missionários da misericórdia com a missão de pregar e confessar.
 
BELÉM – Na Arquidiocese de Belém houve missas ao longo do dia nas comunidades paroquiais a fim de oportunizar ao povo de Deus tomar parte na celebração, cujo rito litúrgico inclui o gesto da imposição das cinzas. Pela manhã e à noite, houve missas na Basílica Santuário de Nazaré.
 
O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, presidiu pela manhã a celebração da Quarta-feira de Cinzas com a equipe da Pastoral das Ilhas, na área do Baixo Acará e à noite ele celebrou missa em comunidade da Paróquia Mãe da Divina Providência, em Belém.  
 
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a celebração da Quarta-feira de Cinzas, na Catedral Metropolitana de Belém, às 19h.
 
Naquela ocasião, o Arcebispo convidou a todos a "vivermos juntos essa caminhada que iniciamos hoje, no início da Quaresma,  buscando sempre as forças de Nosso Senhor, para alcançamos a conversão dos nosso pecados, nos esforçarmos nessa trajetória para sermos cada dia melhores, olhando primeiro para o que precisamos melhorar em nós. Aproveitar a oportunidade para viver a prática do perdão, de viver mais a caridade, de irmos ao encontro de nossos irmãos que tanto precisam de Nosso Senhor, como nós também", e insistiu: "Vamos juntos buscar essa conversão!".
 
Dom Alberto desejou a todos "uma abençoada Quaresma".
 
QUARESMA – Quarta-feira, 1º, iniciou-se o Tempo Litúrgico da Quaresma. Período de conversão, penitência, reflexão. A Igreja convida e prepara os cristãos para a grande festa da Ressurreição de Jesus Cristo: a Páscoa. 
São 40 dias de doação, arrependimento, transformação pessoal e espiritual, período em que os  fiéis se propõem a mudar de vida, a viver junto a Jesus e seguir a Palavra de Deus.
 
 De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), o homem recebe a nova vida de Cristo. “Estamos ainda em nossa morada terrestre, sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode tornar-se debilitada e até perdida pelo pecado”, (CIC, 1420).  Por isso, Jesus Cristo, como médico das almas, propõe a mudança. A partir da Igreja, Ele quis levar as obras de cura e salvação. 
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também