Papa se emociona ao conhecer projeto de navio hospital na Amazônia

Foto: Divulgação
 
Com informações Vatican News. O Papa Francisco se emocionou na manhã da segunda-feira, dia 5 de novembro, ao receber em audiência o Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, que apresentou ao Pontífice o projeto “Barco/Navio Hospital Papa Francisco”.
 
Trata-se de um projeto “ousado” – como definiu o bispo alemão -, que vai percorrer mil quilômetros do Estado do Pará, oferecendo atendimento médico a mil comunidades ribeirinhas e 12 municípios, num total de cerca de 700 mil pessoas. Na audiência, foram apresentados ao Pontífice um vídeo de cinco minutos e uma maquete do projeto.
 
Dom Bernardo afirmou que o Papa ficou “feliz e comovido” e saudou os povos da Amazônia.
O projeto foi solicitado pelo próprio Pontífice quando visitou o Hospital administrado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus no Rio de Janeiro, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude de 2013. Foi então que o Papa perguntou ao Frei Francisco Belotti se eles estavam presentes na Amazônia, encorajando um projeto naquela região.
 
A finalidade é levar saúde às comunidades ribeirinhas na região amazônica e atuar na prevenção do câncer, com a realização de exames e triagem para pesquisas em parceria com as Universidades nas patologias de maior incidência na região.
 
Frei Francisco também estava na audiência com o Papa e falou de como nasceu o projeto. Disse que o projeto nasce abençoado, “ele é gerado, abençoado e agora praticamente concluído com a benção do papa, para mim é um momento de muita emoção, da graça de Deus, por todo o bem que este navio vai fazer, em nome de Jesus e da sua Igreja, levar para tantas pessoas tanto a saúde física quanto a saúde espiritual, porque o barco também terá toda a parte pastoral junto a essa população. É um hospital completo, com centro cirúrgico, com exames e que vai percorrer o rio Amazonas. Eu percebia que as pessoas tinham muita dificuldade para chegar até o hospital, eu pensava assim que o hospital precisa chegar até eles, dentro do projeto do papa, de uma igreja em saída, de uma igreja que vai ao encontro das pessoas”.
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também