Paróquia do Bengui acolhe Missão Providentina em 2019

Foto: Divulgação.

A Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, situada no bairro do Bengui, inicia o ano de 2019 com a Missão Providentina, com visitas missionárias, celebrações litúrgicas e penitenciais, orações e partilhas. A expectativa é acolher 150 missionários vindos de Mocajuba, da região tocantina, a programação também integra os festejos pelo Jubileu do Tricentenário da Diocese de Belém. Desta forma, a paróquia mantém-se em sintonia com o pedido do Papa Francisco para o desenvolvimento de uma ‘‘Igreja em Saída’.

A programação acontece de 14 a 20 de janeiro. Durante os sete dias de programação, os missionários serão alocados em casas e espaços das comunidades que integram a paróquia.
Na segunda-feira, 14, iniciando a Missão Providentina, missa, às 9h, na Matriz. Em seguida, café de manhã e a distribuição dos missionários para as comunidades. À tarde, já nas comunidades, os missionários reúnem-se e planejam os detalhes da missão e, a noite, já celebram com a comunidade.

Na terça, quarta e quinta, dias 15, 16 e 17, respectivamente, a manhã inicia com a Leitura Orante da Palavra seguida de café da manhã e visitas nas famílias até 11h. À tarde serão realizados cenáculos. À noite a programação difere: na terça-feira será um momento celebrativo; na quarta-feira, um momento formativo e catequético; e na quinta-feira, Santa Missa e procissão eucarística dentro de cada núcleo.

Na sexta-feira a programação da manhã é semelhante aos outros dias. À noite, a partir das 18h, será rezada a Via Sacra que sai de uma das comunidades paroquiais rumo à matriz, onde está programado celebração penitencial e mutirão de confissões.

No sábado, às 8h, Leitura Orante, café da manhã e um momento de partilha e avaliação. À noite serão realizados momentos de louvor e artes (teatro, dança, música) nas comunidades. A missão encerra no domingo, 20, com Santa Missa e café da manhã partilhado entre os missionários e paroquianos, na Matriz.

A Missão Providentina é o momento para os padres e seminaristas do Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Movimento Providentino, congregarem-se e promover as vocações. A missão, que é um evento anual, é realizada sempre numa paróquia onde o instituto esteja presente. Este ano, o município de Mocajuba, distante a aproximadamente 232 km de Belém, acolheu 30 missionários entre seminaristas, benfeitores do movimento e sacerdotes.

O pároco de Nossa Senhora Rainha da Paz, padre Vanderson Jorge Barata, ressaltou que a comunidade paroquial recebeu com júbilo a notícia de que receberia os missionários. “Queremos praticar cada vez mais o mandato do Senhor de evangelizar e o apelo de nosso papa Francisco de sermos uma Igreja em saída. Estamos cheio de alegria por participar dessa história de missão na nossa arquidiocese.”

De acordo com ele, os preparativos acontecem junto com a comissão do Movimento Providentino, formado por padres, seminaristas e catequistas e, no momento, estão sendo providenciados os lares que acolherão os missionários, as comunidades que serão as sedes dos setores além de toda logística, os encontros e as formações que ocorrerão nos dias: “Temos muitos desafios e trabalhos graças a Deus. Vamos juntos na missão e Maria no coração!”

Movimento Providentino

O Movimento Providentino é uma entidade arquidiocesana que tem por finalidade descobrir e promover vocações para a Pastoral da Catequese e sacerdócio, tanto secular, regular ou com vida comunitária neste Instituto, desenvolvendo ações de caráter pastoral, religioso, educacional, cultural e filantrópico. Trata-se, portanto, de um Movimento e não de uma congregação religiosa, uma entidade de direito privado e sem fins econômicos, com sede em Belém, capital do Estado do Pará.

Da redação Voz de Nazaré, com informações da Pascom paroquial.