Paróquia homenageia Cristo Rei

Foto: Divulgação

Sexta-feira, 20, a Paróquia Cristo Rei, situada no bairro da Guanabara, destaca na festividade da Arquidiocese de Belém a Cristo, rei do Universo, a homenagem ao patrono da missão naquela igreja, São Luiz Orione, na Missa dos Orionitas. A festa em homenagem a Cristo Rei segue até dia 22, neste ano iluminada pelo tema “Cristo Rei, acolhe e abençoa teu povo”. Toda a programação paroquial envolve a comunidade em meio a Santa Missa, novena e parte cultural com sorteios de prêmios, cuja participação dos fiéis, em grande parte, vem se dando pela interação virtual coma atividades transmitidas pelas rede sociais da paróquia em espaços como o Youtube, Facebook e Instagram.

A festividade está sob a direção espiritual do pároco, padre Pedro Júnior, e acontece de forma diferenciada buscando a participação dos fiéis da forma mais segura possível, face às recomendações sanitárias perante a pandemia.

A programação, aberta dia 13, às 19h, com Missa presidida pelo padre Antônio, da Comunidade Rainha dos Corações, tem possibilitado aos paroquianos participar de momentos especiais como a celebrações pelos colaboradores, pela santificação do Matrimônio, assim como as Missas pelas ações pastorais, pelos movimentos e pelos serviços missionários, além de celebração eucarística pelos vocacionados e pelas crianças. A abertura oficial dia 13 foi animada com live após a Missa, às 20h30, alegrado os paroquianos com a “Noite Cultural” Carimbó.

Sequência especial da programação destacou a Igreja Doméstica no sábado, 14, dedicado à família. Na ocasião, alguns casais colocaram suas vidas junto com seus familiares aos pés do padroeiro Cristo Rei durante a Missa da Santificação do Matrimônio, às 18h. Momento digno de celebração cultural logo depois, às 20h30, oficializada com a live do grupo Imenso Dom.

A infância conferiu o tom alegre da programação no dia 15, domingo, às 9h30, na Missa das Crianças. À noite, foi a vez dos jovens reunirem na Missa da Juventude, às 19h, seguida pela live com a banda Cristo Amigo às 20h30.

O Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, presidiu a Santa Missa dedicada às Comunidades no dia 16, segunda-feira, celebrando a vida dos missionários dedicados à evangelização nas comunidades no entorno da Paróquia Cristo Rei. Após a celebração, às 20h30, a banda Ministério Seráfico animou a live da programação cultural transmitida aos fiéis via redes sociais.

Dia 17, a devoção a Nossa Senhora marcou a festividade na Missa Mariana, às 19h, seguida de live às 20h30 com o grupo Cristo Missionário. Quarta-feira, 18, às 19h, foi o congraçamento paroquial durante a Missa da Integração da Região São Vicente de Paulo, acompanhada da live do grupo Alto do Céu, iniciada às 20h30. A Missa das Pastorais, Movimentos e Serviços reuniu fiéis às 19h, que depois pode acompanhar às 20h30, a live com o grupo Filhos da Rainha.

Círio de Cristo Rei

Em razão das recomendações das autoridades sanitárias pelo protocolo de prevenção ante a pandemia, o Círio de Cristo Rei será domingo, 22, realizado de forma diferente. Primeiro será celebrada a Santa Missa, às 7h, na Comunidade Cristo Missionário. Em seguida, uma carreata marca o círio, saindo da igreja em direção à Matriz paroquial onde a Missa do Círio será às 10h30.

Os fiéis podem preparar-se para acompanhar a passagem da carreata com a imagem de Cristo Rei pela rua Ricardo Borges, passagem Natal, rua da Pedreirinha até o campo da Socilar, dali retorna pela rua da Pedreirinha, avenida João Paulo II, praça da Pedreirinha, travessa Euclides da Cunha, avenida 1º de Dezembro, rua José Assegawa, rua Sol Nascente, passagem José de Alencar,rodovia  BR-316, alameda Moça Bonita, avenida 1º de Dezembro, rua Olinto Meira, passagem São José, rua Jardim Esmeralda, passagem Santana, rua do Fio e rua Rosa Vermelha. A Missa de Encerramento da festividade de Cristo Rei será à noite, às 19h. A live com Xandy Pancadão às 20h30 será a última atividade da programação em homenagem a Cristo, Rei do Universo.