Paróquia Nossa Senhora da Conceição completa 70 anos

O jubileu de 70 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, situada no Bairro da Cidade Velha, será comemorado com em uma solene cerimônia de ação de graças no dia 26 de janeiro, às 19h. “70 anos evangelizando na alegria e na misericórdia, e lema: “Vinde, vede e tempo da graça”, foi a temática escolhida para a reflexão durante a liturgia. Em comemoração aos 70 anos da paróquia, no mês de fevereiro próximo, serão instalados os vitrais que irão compor a fachada da nova Igreja.

Em preparação para esse momento importante da paróquia foi estabelecido o ano jubilar, que ocorre de 26 de janeiro de 2016 até 26 de janeiro de 2017. Todo dia 26 de cada mês, as celebrações eucarísticas estarão voltadas para o resgate de lembranças e acontecimentos que marcaram os 70 anos de existência da paróquia. Durante este período também será proporcionado aos paroquianos encontros, espiritualidades, formações missionárias e, ainda, mutirão de visitas familiares, como forma de convidar a comunidade para se vivenciar esse tempo da graça de Deus.

Nos dias 23, 24 e 25 de Janeiro haverá terço da alvorada que percorrerá as ruas ao redor da área paroquial; às 19h haverá um tríduo celebrativo com oficio da imaculada, às 18h e logo após haverá Santa Missa e depois palestras que irão refletir sobre o aniversario da paróquia. No dia 26 a celebração eucarística será às 19h, presidida pelo pároco, Padre Adailson Oliveira e outros padres  convidados  a co–celebrar. Após a missa, arraial movimenta a área paroquial com vendas de comidas típicas e shows culturais. Encerrado a noite, haverá  uma grande queima de fogos, abrilhantando ainda mais esta noite festiva.

Histórico da paróquia

A origem da paróquia vem a partir da Sociedade Beneficente Monte Alegre, quando um grupo de senhoras se reunia para a oração do terço e que tinham como padroeira Nossa Senhora da Conceição. A paróquia foi criada em 26 de janeiro de 1947, desmembrada do Curato da Sé, por Dom Mário de Miranda Vilas Boas, com sede provisória na Travessa Monte Alegre, e tendo como primeiro pároco Padre Hélio Alves.

Em 8 de dezembro de 1947, foi celebrada a primeira missa na igreja definitiva, no antigo largo do ladrão, Praça Veiga Cabral (atual endereço), construída no terreno doado pelo então governador da época, Major Manoel Magalhães Barata. De 1952 a 1957, passaram pela paróquia os seguintes párocos: Padre José Bonifácio Tocantins de 1952 a 1953, Padre Manoel Teixeira de Sousa de 1953 a 1955, Padre Paulo de Assunção Leite de 1955 à 1964, Padre Lisbino Garcia do Carmo de 1964 a 1975, Cônego David Gonzaga Laredo de 1975 a 2013. No Ano de 1983 foi concluída a obra da segunda Igreja Matriz. Em 21 de Novembro de 2006, Dom Orani João Tempesta lançou a pedra fundamental para a construção da terceira Igreja Matriz.

Trabalho social e evangelizador

A paróquia está dívida em 11 áreas de missão, na qual os missionários do projeto Igreja de Belém em Missão, realizam um trabalho em proximidade com os paroquianos, evangelizado por meio de encontros de oração, novenas, terços, missas de rua e tantas, entre outras atividades. Também a evangelização nas famílias ganhou novo ar, com a reimplantação do ECC (Encontro de Casais com Cristo)

Pastorais e movimentos de serviço

Atualmente a paróquia conta com 16 forças vivas, entre pastorais, grupos, serviços e movimentos. Pastorais: Liturgia, Catequese, Dizimo e Pessoa Idosa. Grupos, movimentos e serviços: Guarda de Nossa Senhora, Terço dos Homens, Apostolado da Oração, Ministério Vozes da Imaculada, Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, Servidores do Altar, Grupo de Jovens, Infância e Adolescência Missionária, Vicentinos, ECC, Evangeliarte e Áreas Missionárias.

Dedicação do novo templo

Em 02 de Fevereiro de 2013, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo da Arquidiocese de Belém, presidiu a celebração de dedicação do novo templo da Igreja. A Igreja atual, projetada pelo arquiteto Claúdio Pastro.
A atual edificação conta de três edificações, sendo a capela do batismo, a Igreja e o edifício da torre, em alusão a passagem da transfiguração, “Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas…” (Mt 17,4).

Em abril de 2013, tomou posse como 7º pároco, o Padre Adailson Oliveira da Silva, que permanece até os dias atuais. Em 29 de Setembro de 2013, em Santa Missa presidida por Dom Alberto Taveira, foi instituído o Brasão de Armas Paroquial. Em 19 de outubro de 2014, foram instalados os novos sinos, sob o patrocínio dos Santos Arcanjos, completando a obra do edifício da torre.

Também em comemoração aos 70 anos da paróquia, no mês de fevereiro próximo, serão instalados os Vitrais que irão compor a fachada da nova Igreja.

Serviço

A Paróquia fica localizada na Rua Cesário Alvim, 565, Bairro Cidade Velha. Telefone (91) 3222-6655.