A Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias com suas oito comunidades, em Marituba, acolherão domingo, 23, seu novo pároco durante missa solene de posse, às 8h, a ser presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman. Padre Fábio Quintal, que estava na Paróquia de Jesus Ressuscitado, na Marambaia, chega para continuar o trabalho deixado pelo padre José Possidônio.
Desmembrada da área da Paróquia Menino Deus, a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias foi criada em 22 de janeiro de 2003 e está situada no bairro Almir Gabriel, em Marituba, e pertence à Região Episcopal Menino Deus. Tem seu território demarcado pelas divisas com o rio Guamá e as paróquias Bom Pastor, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora do Carmo (Benevides) e Nossa Senhora da Conceição (Benfica).
A paróquia é formada por oito comunidades: Santa Rita de Cássia, Santo Antônio (centro pastoral), Nossa Senhora de Fátima, São Bartolomeu, São Francisco de Assis, São João Batista, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e São Judas Tadeu. Conforme Edvaldo Mulato, secretário paroquial e tesoureiro de uma das comunidades, é relevante a atuação das forças vivas. Destacam-se bastante os trabalhos realizados pelo Apostolado da Oração e pela Catequese, que evidenciam a iniciação cristã e a evangelização através da oração.
Edvaldo ressalta ainda que o antigo pároco, padre José Possidônio era excelente administrador e muito contribuiu para o crescimento da comunidade. Além disso, a paróquia contava com acompanhamento pastoral de 22 seminaristas da Comunidade Obra de Maria, residentes na paróquia e atuantes nos diversos grupos, movimentos e pastorais. Padre Possidônio assumiu, na última semana, a função de pároco na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Águas Lindas, Ananindeua.
Depoimento do secretário Edvaldo: “é natural para uma comunidade se apegar às pessoas, mas creio que agora devemos estar abertos ao novo e fazer valer o tempo que os seminaristas passaram conosco. O padre Fábio possui um carisma característico e acredito que vai nos impulsionar”.
|
Novo pároco entusiasmado
O novo pároco, Padre Fábio Quintal, antes até da sua posse canônica, já vinha presidindo as celebrações na Matriz e se reuniu com as lideranças na última terça-feira, 18, para conhecer a vida da igreja local. Com grande ardor missionário, o sacerdote está entusiasmado com a nova missão que o aguarda: “Pelo que já presenciei, é uma comunidade viva. Vim com o coração aberto para acolher a todos. Atendo o pedido do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto, acreditando que, como padre diocesano, devo estar na paróquia para a qual fui designado”.
Ordenado em 15 de julho de 2007, Pe. Fábio, após sua ordenação, assumiu como pároco São Sebastião, na Sacramenta, durante cinco anos, em seguida a Paróquia Santa Luzia, no Jurunas. Além disso, em 2009 assumiu a reitoria do Seminário Menor Dom Tadeu Prost, permanecendo no cargo durante um ano. Até então, estava como vigário na Paróquia Jesus Ressuscitado, no conjunto Médici, Marambaia.
|