Paróquia recebe relíquia de primeiro grau de Santo Inácio em Ananindeua

Foto: Luiz Estumano.

A Matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, no Icuí-Guajará, vivencia um marco significativo em sua história, em virtude dos 470 anos da chegada dos Jesuítas ao Brasil, o aniversário de 300 anos de criação da Diocese de Belém e os 13 anos de Instalação Canônica da Matriz, cujo patrono é o fundador da Companhia de Jesus. Este momento de júbilo se faz ainda mais forte, devido à doação da Relíquia de primeiro grau de Santo Inácio à matriz e a festividade no mês de agosto. Para lembrar esses dois momentos, neste domingo, 28, ocorre a abertura do Tríduo em homenagem a Santo Inácio de Loyola, às 9h, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, sede da Comunidade dos padres Jesuítas, na Avenida Governador José Malcher, 1169, bairro Nazaré.

A Relíquia de primeiro é o fragmento de um dos ossos de Santo Inácio de Loyola, e foi doada pela Cúria Geral dos Jesuítas em Roma. A relíquia chega ao Brasil, nesta sexta-feira, dia 26, trazida pelo padre jesuíta Adelson Santos, único brasileiro professor na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma, que contribui diretamente ao longo de dois anos para a vinda da relíquia para a matriz, no Icuí-Guajará. Os dias que anteciparam a chegada do fragmento ao Brasil e a Belém foram de visitas às Casas Jesuítas.  Segundo padre Evandro Luiz Fonseca Araujo, pároco da paróquia de Santo Inácio de Loyola, a doação é um privilégio: “Nós nos sentimos profundamente abençoados e privilegiados por poder acolher esta relíquia que, naturalmente, é um presente para a Arquidiocese de Belém e para a nossa Paróquia”.

Para acolher a chegada da relíquia, bem como em preparação à festividade, ocorre o Tríduo em homenagem a Santo Inácio de Loyola. No primeiro dia do Tríduo, domingo 28, haverá Missa Solene, às 9h, na Capela de Nossa Senhora de Lourdes. No segundo, segunda-feira, dia 29, a celebração será será na Basílica de Nossa Senhora da Nazaré, no bairro de Nazaré, às 18h. Na terça-feira, dia 30, o Tríduo será na Igreja de São Vicente de Paulo, no Paar, às 19h. Dia 31, Dia da Festa Litúrgica de Santo Inácio de Loyola, ocorre procissão com saída da Relíquia de Santo Inácio, da Matriz da Paróquia de São Vicente de Paulo às 18h, rumo à Matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, onde, à chegada da procissão, prevista para às 19h, haverá Missa Solene.

Festividade

A matriz da Paróquia de Santo Inácio de Loyola, no Icuí-Guajará, está em contagem regressiva para mais uma edição da festividade 2019, que ocorre de 2 a 10 de agosto. Com a temática “Somos Igreja viva, em saída, semeando o Evangelho”, a festividade consta de programação litúrgica e cultural. A matriz fica localizada na Estrada Santa Fé, Icuí-Guajará, em Ananindeua.

De 2 a 10, período da festividade, as Missas serão presididas, às 19h, pelos padres da Região Episcopal São Vicente de Paulo e pelos padres Jesuítas, congregação que foi fundada por Santo Inácio de Loyola, padroeiro da paróquia. Após as celebrações eucarísticas ocorre programação cultural na área paroquial. Segundo o pároco, padre Evandro Luiz Fonseca Araujo, a festividade visa “não só uma maior transmissão da espiritualidade, mas uma evangelização mais profunda, naquilo que a Igreja nos recomenda:  estarmos em contínuo ou permanente estado de missão”.