Paróquias celebram São José com festividades

 
Na celebração a São José, em 19 de março, paróquias da Arquidiocese de Belém festejam o padroeiro com a realização de festividades.
 
No Bairro de Canudos
 
A Paróquia de São José de Queluz, no Bairro de Canudos, promove festividade em honra a São José, padroeiro dos carpinteiros. Com o tema “Salve São José, esposo fiel da Virgem Maria” a paróquia realiza festividade com programação litúrgica e cultural de 10 a 19 de março. A devoção ao padroeiro é demonstrada durante a procissão dos lírios, momento aguardado pelos fiéis, na ocasião da sua solenidade.
 
As novenas em honra a São José iniciadas no dia 10 seguem até 18, sempre às 18h30, e às 19h,  celebração eucarística. Frei Paulo Alessandro Moreira Dias, pároco da Paróquia de São José de Queluz, destaca que a escolha do tema deste ano surgiu dentro do contexto do Ano Mariano e, também, pelo modelo de fidelidade de São José junto à Maria: “O sentido da fidelidade está para com a esposa, como filho que ele toma para si, mas principalmente ao convite de Deus. São José é aquele homem simples silencioso, fiel, justo acolhedor, aberto a ação de Deus em levar com fidelidade todo esse projeto que Deus tem e deseja realizar com a humanidade”.  
 
No Dia da Solenidade de São José, domingo, 19, serão celebradas seis missas solenes. A primeira será presidia pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 7h, após a celebração eucarística acontece procissão dos lírios, quando centenas de fiéis carregam nas mãos flores brancas em homenagem a São José; a procissão percorre as seguintes ruas: Avenida Cipriano Santos, Travessa Francisco Monteiro, Rua Silva Rosado, Travessa Segunda de Queluz, Avenida Ceará, Travessa Primeira de Queluz e Avenida Cipriano Santos, com destino à Matriz. 
 
A segunda celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Bragança, Dom Jesus Maria Cizaurre Berdonces, às 10h30. A terceira, às 12h. A quarta, às 15. A quinta, às 17h. A sexta missa solene será presidida pelo bispo emérito prelado do Marajó, Dom José Luís Azcona Hermoso, às 19h. 
 
Frei Paulo Alessandro Dias, ressalta sobre o dia 19: “Estamos em um clima de muita alegria. Estamos vivendo a expectativa da grande festa do dia 19, aqui na paróquia convocar a todos os fiéis que se façam presente e que possam abrilhantar e fazer dessa festa um momento único, bonito, mas, também, um momento muito rico, rico no sentido de fortalecimento da nossa fé, do nosso compromisso com a Igreja, com o Nosso Senhor”. Programação cultural com apresentação de bandas e venda de comidas típicas acontece no espaço anexo à Matriz, sempre após a missa.
 
No Umarizal 
 
“Salve São José, Castíssimo esposo da Virgem Maria” é o tema da festividade da Paróquia São José, no Bairro do Umarizal, cujo pároco Padre Carlos Augusto Azevedo da Silva, tomou posse em janeiro deste ano. Os festejos foram iniciados no dia 10, com missa e procissão dos lírios. A programação em homenagens a São José é composta por novenas, missas e parte cultural, que seguem até domingo, 19. 
 
Pela ocasião da abertura da festividade na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro de Nazaré, houve missa às 18h. Os fiéis lotaram a capela durante a celebração. Após a missa, imagem de São José foi conduzida para o andor, em seguida teve início a procissão dos lírios, com destino a Paróquia de São José. Ao longo da procissão muitas pessoas na frente das suas casas fizeram homenagens a São José, pai de Jesus e esposo de Maria. 
 
Na chegada da procissão, benção e, em seguida, programação festiva no espaço anexo à Matriz. De 11 a 19 haverá o Santo Terço, às 18h; Novena de São José, às 18h30; Missa, às 19h e Arraial, às 20h. No dia 19, Dia da Solenidade de São José, o Bispo Auxiliar de Belém, Dom Irineu Roman, preside missa às 11h. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, preside missa às 19h. Às 20h, acontece programação festiva e encerramento da festividade.
 
No umarizal procissão saindo da Capela de Lourdes para a Paróquia de São José

Pai de Jesus

São José estava noivo de Maria e, ao saber que ela estava grávida, decidiu abandoná-la, pois o filho não era dele. Ele pensa em abandoná-la para que ela não fosse punida com a morte por apedrejamento. Mas ele teve um sonho com um anjo que lhe disse que Maria ficou grávida pela ação do Espírito Santo, e que o menino que iria nascer era Filho de Deus, então, ele aceitou Maria como esposa. Perto do tempo previsto do nascimento de Jesus, por um decreto romano ele foi para Belém partir do recenseamento, lá Maria deu à luz ao Menino Jesus e José estava presente no nascimento.
 
O anjo, porém, deu novo aviso a José, em sonho. Com efeito, o anjo avisou a José que Herodes queria matar o menino Jesus e mandou-o pegar o menino e sua mãe e fugir para o Egito com eles. José obedeceu. Assim, A sagrada família foi para o Egito e viveram lá durante quatro anos. Após este tempo, o anjo avisou novamente a José em sonhos, dizendo que eles poderiam voltar para Nazaré porque Herodes tinha morrido. José obedeceu e levou a Sagrada Família novamente para Israel.
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também