Paróquias de Belém acolhem novos párocos

A Arquidiocese de Belém continua movimentando a comunidade com provisões que desde o início do mês de janeiro vem reunindo o povo de Deus para a posse dos párocos como titulares de paróquias. As duas últimas provisões ocorrerão na próxima semana nas paróquias da Imaculada Conceição, no bairro da Castanheira, e Nossa Senhora Rainha da Paz, no bairro do Benguí, quando ambas receberão os presbíteros para a investidura do cargo em missa solene.

Em decreto datado do dia 25 de dezembro de 2016, Solenidade do Natal do Senhor, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, anunciou as provisões para a Arquidiocese. As novas funções de párocos e vigários paroquiais tiveram efeito a partir do dia 1º de janeiro passado, verificando-se na comunidade diversas missas de posse, realizadas a partir daquela data. No comunicado das provisões, Dom Alberto informou que as alterações se deram após tratativas nos meses anteriores. No comunicado o Arcebispo diz também que outros titulares permanecem como antes.

Quarta-feira, 8, será a posse do Padre Antônio José Gaces de Oliveira, CM, na Paróquia da Imaculada Conceição, substituindo o Padre Severino Bezerra de Melo, CM, em celebração presidida pelo Bispo Auxiliar de Belém Dom Irineu Roman. Padre Antônio José, da Congregação de Missão, é o quarto pároco a assistir a paróquia desde quando esta fora ligada, como comunidade, à Paróquia de São Jorge, situada na Marambaia.

A Paróquia da Imaculada Conceição está entre as igrejas erigidas pelo já falecido Dom Vicente Joaquim Zico, à época em que foi Arcebispo de Belém, que a inaugurou no dia 18 de junho de 2000. Atualmente a paróquia, localizada na Rua Snapp, conta com dez comunidades: Caminhando com Maria, Jesus de Nazaré, Jesus Misericordioso, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Santa Odília, Santa Inês, São José, São Raimundo e Videira. Tem cerca de 30 grupos, entre movimentos, pastorais, ministério de música e grupos de oração.

Já no dia 12 a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz acolhe o Padre Vanderson Jorge da Costa Barata como o novo titular. O pároco anterior, Padre Romeu Ferreira da Silva foi designado para ser Vigário Paroquial na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Coqueiro.

A paróquia é constituída de 14 comunidades, formadas por pastorais, grupos e movimentos. Dentre as pastorais estão a do Dízimo, da Aids, do Batismo e da Catequese. Ao todo, oito grupos integram a paróquia, sendo que os grupos da Guarda de Nossa Senhora Rainha da Paz e o Terço dos Homens foram implantados com a chegada do antigo pároco. A celebração de investidura do novo titular será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, às 19h30, no dia 12.