Pastoral da Juventude comemora 40 anos de atuação

 
A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Norte 2 (Pará e Amapá), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza, de 09 a 12 deste mês, na cidade de Abaetetuba, nordeste do Pará, a 11ª Assembleia Regional e o Festival em comemoração aos 40 anos de sua história, com o tema “Juventude, partilha, esperança e profecia” e o lema “Nesta terra de jovens fortes e valentes, celebramos 40 anos de sonhos, vida e missão”. 
 
A programação inicia-se às 16h, com o acolhimento e o credenciamento dos delegados, das lideranças e das assessorias que representarão suas arquidioceses, dioceses e prelazias. A Arquidiocese de Belém será representada por membros da Pastoral Arquidiocesana da Juventude. Segundo Bruno Costa, secretário da PJ, o evento é uma oportunidade de unidade para os trabalhos na arquidiocese:“Atuamos em aproximadamente 30 paróquias e realizamos várias atividades através do Setor Juventude, como por exemplo, a Semana do Estudante e da Cidadania. Somos uma instância que alcança as pastorais, os movimentos e os serviços. E também estamos presentes nas comunidades de vida e nas novas comunidades. O encontro é uma oportunidade de estarmos em unidade com os demais grupos do Regional”. 
 
Ao longo dos dias do evento, ocorrerão rodas de conversa, apresentação e aprovação do Regimento Interno, análise da conjuntura social e oficinas.  No dia 11, ocorrerá uma caminhada e o festival, e no dia 12 a Missa de encerramento. O evento contará com a presença de representantes das 13 dioceses e prelazias do Regional, além da coordenação nacional e de pessoas que fizeram parte da história da PJ ao longo dos 40 anos.  Na ocasião ocorrerá a eleição para a nova coordenação. Segundo Sammy Olveira, coordenadora da Pastoral, cada diocese e cada prelazia devem indicar nomes de seus membros para a eleição que escolherá a equipe que atuará nos próximos três anos. Ela afirma que há muito a comemorar nos 40 anos, principalmente no enfrentamento às mazelas da juventude: “As mazelas da juventude em nosso Regional são gritantes e urgentes e como cristãos precisamos fazer algo. Muitos jovens foram despertados e formados com os valores cristãos para atuar em nossa sociedade. Compreendemos que  ainda há muito a ser feito, mas nos alegramos com as vitórias que conquistamos nesses 40 anos”.  
 
Atuação do Regional 
 
Devido às suas dimensões geográficas, a PJ do Regional Norte 2 está dividida em quatro áreas, cada uma com um(a) coordenador(a) e um(a) assessor(a), todas acompanhadas por representante da coordenação nacional. Cada coordenador(a) acompanha as dioceses e prelazias de sua área, auxiliando nas  dificuldades e atividades e no que for solicitado. A Coordenação regional também é a ponte de informação entre as dioceses e prelazias e a PJ Nacional. “A PJ está em 13 das 14 dioceses e prelazias de nosso Regional. Estamos dentro das comunidades e paróquias trabalhando em conjunto com as outras pastorais. Trabalhamos com a formação integral dos jovens, formando-os para atuar dentro da igreja e em todos os espaços da sociedade levando sempre os valores cristãos onde estiverem. Em sua maioria, os grupos da PJ se encontram localizados em bairros periféricos, onde a violência e o extermínio de jovens são realidades latentes”, disse Sammy. 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também