Pastoral da Pessoa Idosa implanta mais três núcleos

 
A presença da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) nas paróquias da Arquidiocese de Belém aumentou de 42 para 45. As paróquias de Nossa Senhora das Graças e Santa Rosa de Lima, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, receberam,cada uma, um núcleo paroquial. Nos dias 21 e 22 do mês passado, ocorreram formações de 28 voluntários na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, sendo nove da Paróquia de Santa Rosa de Lima.
 
Nos dias 4 e 5 passados, 16 agentes foram capacitados na Paróquia de São Judas Tadeu, no bairro da Condor, que pela primeira vez cria o núcleo paroquial da PPI. Criseida Pereira, vice-coordenadora arquidiocesana, afirma que a participação dos párocos é de extrema importância para o crescimento da Pastoral na arquidiocese: “Agradeço aos padres Andreas Heijligers, Leonardo Bonze e Rafael Brito pela acolhida. Graças a eles foi possível a ampliação de nossa atuação na Arquidiocese de Belém, atendendo assim o pedido de São João Paulo II: que cada comunidade acompanhe com uma compreensão amorosa todos os que envelhecem”.
 
Pessoas idosas
 
A Pastoral da Pessoa Idosa tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada, assim como das famílias e comunidade, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político, para que as famílias e as comunidades possam conviver respeitosamente com as pessoas idosas, protagonistas de sua auto-realização, por meio de várias atividades, entre as quais a promoção do desenvolvimento físico, mental, moral, social, espiritual, cognitivo e cultural dos idosos. 
Segundo Criseida, os párocos que desejem implantar a pastoral nas suas paróquias podem dirigir-se à sala da PPI na Cúria Metropolitana. “Pedimos a colaboração de todos os sacerdotes das demais paróquias de nossa Arquidiocese que ainda não têm a PPI, pois em todas elas, “existem pessoas idosas necessitadas dos afetos da Igreja” (D.Peruzzo)”.
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também