Pastoral das Ilhas promove entrega de cestas para comunidades do Baixo Acará

Foto: Luiz Estumano.

Na manhã de terça-feira, 8, a Arquidiocese de Belém, por meio da Pastoral das Ilhas, concluiu a entrega de cestas básicas para as 14 comunidades da Região do Baixo Acará. A iniciativa foi possível com a doação de R$ 10 mil reais do Papa Francisco para a Arquidiocese para auxiliar as atividades de assistência das famílias mais necessitadas. A ação coordenada pela Caritas está doando cestas básicas para a população ribeirinha das comunidades de Outeiro, Cotijuba e Baixo Acará.

Além das 266 cestas adquiridas com o valor doado pelo Santo Padre, a Arquidiocese recebeu também mais uma ajuda através da CNBB Norte 2, no valor de R$ 8 mil reais, doados pela organização católica Adveniat. Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, deliberou que o valor fosse também destinado para a região das ilhas, possibilitando a aquisição de mais 156 cestas básicas e 156 kits de materiais de higiene e de limpeza.

Elas vão ajudar famílias como a da pescadora Arlete Moraes, que reside na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré, no Rio Genipaúba. “Essas cestas representam muitas coisas, porque tem muita gente necessitada nas ilhas. Há pessoas que não podem vir a Belém, pessoas idosas, eles vão pescar, apanhar açaí para sobreviver. Com a ajuda da Arquidiocese, dá um alívio nesse momento para essas famílias”.

As ações estão sendo coordenadas pela Caritas Belém, segundo orientações de Dom Alberto. Comunidades de Outeiro e Cotijuba já receberam cestas em outra ação. Para o presidente da entidade, diácono Raimundo Nonato, essa ação tem sido um “momento de graça”.

Ele pontua a ajuda do Papa Francisco para ajudar as famílias necessitadas da região do Baixo Acará. “O Santo Padre é sensível a essa realidade de sofrimento de pandemia, das famílias necessitadas e fez essa doação. E a partir da autorização do nosso Arcebispo estamos atendendo as comunidades da região das ilhas. Para nós é um momento de graça poder partilhar com essas famílias”.

Irmã Carmem Silva, da Pastoral das Ilhas, diz que a ajuda à população ribeirinha é providencial, porque muitos estão impedidos de comercializar os produtos cultivados em suas comunidades. “Os nossos irmãos que residem nessa área, próximos aos igarapés, que conhecemos muito bem como ribeirinhos, e moram nas ilhas, são pessoas que vivem da agricultura, da pesca e do extrativismo do açaí. Essas atividades são fonte de renda para todos e nessa realidade que nós vivemos, eles não podem chegar até as feiras”, explica a religiosa.

E complementa: “Por isso, chegou em bom momento, e a obra é de Deus que olhou com sua infinita bondade e misericórdia para essas famílias que estavam, sim, passando fome. E o Papa solucionou tantos problemas, um deles, a fome. Pedimos que Deus abençoe a sua missão. E Deus está para servir, acolher todos os seus filhos, os prediletos, e aqui destacamos os nossos irmãos e irmãs que residem nas ilhas.”

Catritas Belém coordena a ação

Doação e solidariedade do Papa Francisco com a Igreja

Com informações do site da Arquidiocese. Na Igreja Católica em todo o mundo, são inúmeras as iniciativas promovidas por Conferências Episcopais, Dioceses, Paróquias, Congregações religiosas, Movimentos Eclesiais, iniciativas individuais de leigos e famílias em favor das pessoas atingidas direta ou indiretamente pela pandemia da covid-19.

Considerando as necessidades da Arquidiocese de Belém, em meio a tantas iniciativas para auxílio das pessoas menos favorecidas e até marginalizadas pela sociedade, principalmente em tempos de pandemia, o Santo Padre, Papa Francisco, destinou uma doação de R$ 10 mil reais para auxílio as atividades de assistências para as famílias mais necessitadas.

Em carta dirigida ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giovanni d’Aniello, comunicou o envio de uma importância de dez mil reais, “um gesto de solidariedade do Santo Padre Francisco para com os mais necessitados, acompanhado das suas orações nesta difícil circunstância”.

A doação do Santo Padre foi recebida pelo Arcebispo de Belém com muita alegria. “A ajuda do Santo Padre será destinada às ações que estão sendo desenvolvidas pela Caritas Arquidiocesana, que tem atuado na Região Metropolitana (nos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Bárbara) contemplando parte das comunidades das 94 paróquias e áreas missionárias.

As iniciativas atendem famílias em situação de vulnerabilidade, idosos, residentes em áreas de periferias, nos limites dos territórios paroquiais, com grande representação de subemprego e até mesmo muitos desempregados, sem nenhuma fonte de renda. As famílias beneficiadas do projeto são identificadas e cadastradas por agentes das pastorais e voluntários da Caritas Arquidiocesana. As ações visam doação de cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza”, pontua o Arcebispo.