Pastoral Familiar promove programação especial

A Arquidiocese de Belém, por meio da Comissão da Pastoral Familiar, com apoio da Faculdade Católica de Belém, promove de 25 a 28 deste mês a Semana da Vida 2019, cujo tema “A vida é maravilhosa, se não se tem medo dela”. Com inscrições abertas, o evento contará com palestras que abordam a defesa à vida em sua totalidade.

As atividades serão realizadas no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), ao lado da Matriz da Paróquia da Santa Cruz, na Avenida Almirante Barroso, 1765, Marco. A programação inicia-se com Santa Missa às 19h, presidida por  padres convidados, seguida de palestra. Tema a ser aborado no primeiro dia: “Quem é a pessoa humana?”, ministrado por Dom Antônio Augusto, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

Na terça-feira, 26, Bianca Montenegro, psicóloga, palestra sobre “Suicídio: precisamos conversar sobre esse tabu”. No dia seguinte, 27, representante da Fazenda Esperança, que desenvolve um trabalho de recuperação de dependentes químicos no Distrito de Mosqueiro, ministrará o tema “Alegra-te, o Senhor está contigo – Superando a dependência química”. Por fim, na quinta-feira, 28, último dia de programação, haverá a palestra “Família e Espiritualidade na Prevenção às Drogas”, abordada pelo psicólogo Nelcy Lima Colares.

A Semana Nacional da Vida foi instituída, em 2005, durante a 43ª Assembleia Geral da CNBB. A data celebra o direito à proteção da vida, à saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. O objetivo é suscitar nas consciências, nas famílias e na sociedade o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos.

Padre Idamor da Mota Júnior, assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, explica que a Semana no Brasil é comemorada no mês de outubro, motivada pelo Dia do Nascituro, no dia 8, mas por conta dos festejos do Círio de Nazaré a programação foi transferida para novembro.

O sacerdote destaca a importância das discussões que a programação suscita: “Nós da igreja vemos a vida com seu valor inviolável. Valorizamos a vida em geral, não somente o nascituro. Temos hoje o problema do suicídio, que atinge principalmente os jovens, e as drogas que atingem todas as idades. A semana vem como uma forma de alerta às nossas famílias”.

De acordo com Pedro Duarte, que com sua esposa Miriam coordena a pastoral, o enaltecimento da importância da vida é o principal objetivo da programação: “Como cristãos, acreditamos que devemos proteger a vida desde o útero materno até o final da vida. Hoje temos uma vulgarização da vida e combater isso é necessário”.

As inscrições estão abertas e qualquer pessoa interessada em algum dos temas pode participar. Para isso basta adquirir um ingresso no valor de R$ 20,00, disponível na sala da Pastoral Familiar na Cúria Metropolitana, em Nazaré, na sala da Pastoral Familiar Regional Norte II, na sede da CNBB, no Marco, e, ainda, na secretaria da Matriz de Santa Paula Frassinetti, no Coqueiro, em Ananindeua. Informações: (91) 99361-5674.