Pastoral Presbiteral promove retiro do clero para a primeira turma

Foto: Luiz Estumano.

De 25 a 28 de fevereiro, na Casa de Retiros Monte Tabor, localizada no distrito de Icoaraci, acontece o Retiro do Clero Arquidiocesano para a primeira turma de presbíteros. Com a presença dos bispos de Belém, o retiro terá meditação, oração e aprofundamentos com pregação de Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, Bispo Emérito do Prelado do Marajó.

O Retiro Anual do Clero integra o calendário oficial da Arquidiocese de Belém e ocorre em duas etapas devido ao grande número de sacerdotes. Durante os quatro dias de retiro os sacerdotes junto com o Arcebispo e com seus Bispos Auxiliares, mantêm momentos de oração e pregação sob orientação do pregador, escolhido antecipadamente.

“Assim como os leigos, nós, sacerdotes, temos este momento em que fazemos uma parada para meditar e que, assim, possamos renovas nossas forças, de maneira especial a força espiritual e assim iniciarmos um ano novo nas paróquias e comunidades”, destaca Cônego Roberto Cavalli Junior, responsável pela organização do retiro.

O retiro situa-se num momento em que a Arquidiocese de Belém dá início às comemorações do tricentenário de criação da diocese que tem por tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia: Memória, Identidade e Missão” e lema “Ide e anunciai” (Mc 16,15). Segundo o Cônego Roberto,  “estaremos todos aproveitando o convite que os 300 anos nos pedem: memória, identidade e missão”.

Na programação do retiro haverá momentos de deserto, momento mariano, meditação, oração, adoração ao santíssimo sacramento, santas missas e confissões. Desta primeira etapa do retiro participarão 50 presbíteros. O tema central da pregação será definido por Dom José Azcona. Em março, de 11 a 14, o retiro será voltado para a segunda turma, também no Tabor. Pregador: Dom Antônio Augusto Dias Duarte, um dos bispos auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Dom José Azcona

Dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, nasceu em Pamplona, no dia 28 de março de 1940. É um religioso missionário da Ordem dos Agostinianos Recoletos, bispo prelado emérito do Marajó, no Estado do Pará. Foi ordenado sacerdote por Dom Giovanni Canestri, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, em pleno Concílio Vaticano II. Em 1964 concluiu a teologia e cursou o doutorado em teologia moral no Instituto Alfonsiano dos padres redentoristas em Roma.

Trabalhou na Alemanha de 1966 a 1970 como capelão de imigrantes espanhóis. Por duas vezes foi provincial da Congregação. Depoios, trabalhou na Espanha, Alemanha e Colômbia, até chegar ao Brasil em 1985.

Em fevereiro de 1987 foi nomeado bispo pelo então papa João Paulo II. A sagração episcopal ocorreu em 5/04/1987 por Dom Alberto Gaudêncio Ramos, em Belém, Pará. Desde 12 de abril daquele ano permanece em Soure,  Ilha do Marajó. Desde 1º de junho de 2016 foi sucedido por Dom Evaristo Pascoal Spengler, tornando-se Bispo Emérito dessa circunscrição.