Peregrinação do Setor Juventude da Arquidiocese de Belém

Foto: Divulgação

O Círio de Nazaré de nº 228, a ocorrer no próximo domingo, 14, cujo tema “Uma jovem chamada Maria” é um convite aos jovens de toda a Igreja para refletir o exemplo da mãe de Jesus no seu “sim” aos planos de Deus. E, no período que antecede a Grande Festa, diversos grupos ligados ao Setor Juventude da Arquidiocese de Belém aprofundam as várias qualidades da Virgem Santíssima durante as peregrinações.

Em sua mensagem presente no livro de peregrinações, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, afirma que Maria é “aquela que nos conduz a primeira na escuta da Palavra de Deus, aquela jovem que respondeu ao projeto de Deus, que quis depender dela para fazer acontecer a Encarnação do Verbo!”.

Segundo Dom Alberto, nas peregrinações “abrimos nosso coração e somos todos chamados a ser jovens na escuta e na prática da Palavra de Deus. Temos nas mãos a Bíblia e o Rosário. Condição para participar bem das peregrinações é ter um coração aberto, a união dos corações e a disposição para dar testemunho de Jesus”.
Os encontros, ao todo 15, propõem um estudo sobre o testemunho de uma jovem que buscou, com fé e amor, viver santamente a sua vocação cristã. Na Paróquia de Santa Maria de Deus, na Terra Firme, cerca de 20 grupos realizam as peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Segundo Silvana Abreu, liderança do grupo Jovens Filhos de Maria, os encontros do grupo que participa chega a ter a participação de 30 jovens sendo evangelizados.

“Os encontros têm sido bons no sentido de motivar mais na caminhada como igreja. Contribuindo em uma busca por mais de Deus, num momento propício para isso, que é o período das peregrinações em preparação para o Círio de Nazaré. Com a ajuda dos temas, textos, partilhas e orações os jovens tem sido tocados a serem cada vez mais de Deus. Eles criam gosto por momentos como esses, de oração, reflexão e de autoavaliação.”
Para André Bruno Raad, convidado por uma tia que integra a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Icoaraci a realizar a novena com a juventude, refletir a temática desse ano que toca justamente na juventude é uma experiência enriquecedora:

“É muito profundo e nos ensina a refletirmos especialmente nossa postura como jovens e católicos diante da sociedade. As reflexões sobre a vida dos santos também tem sido de grande valia e nos ensina o quanto vale a pena ser de Deus e a ser esse missionário sem medo, seguindo o exemplo sempre da Virgem Maria.”
André e mais alguns jovens receberam do pároco de Fátima uma imagem para realizar as novenas. Os encontros, que encerram na próxima terça, 9, tem sido muito proveitosos e importantes para a evangelização dos jovens:

“Primeiramente a importância do testemunho, de mostrar o quanto é bom e quando podemos ser feliz nesse caminho, e também de mostrarmos a importância da Virgem Maria como mãe dos jovens e mãe de todos. Como estava conversando com os meninos, que a gente sai de casa pra evangelizar, mas acaba que nos que somos evangelizados. Graças a Deus está sendo muito gratificante.”