A Paróquia de Santa Maria Mãe de Deus, no Maguari, em Ananindeua, celebrou a solenidade da padroeira, 1º de janeiro, com a realização do gesto concreto Plantando a Esperança, quando foram plantadas 11 mudas de ipê no pátio da igreja Matriz, simbolizando ‘a esperança do despertar da consciência missionária e do compromisso na promoção de iniciativas voltadas para o respeito ao meio ambiente, na perspectiva de uma paróquia ecológica’.
A ação aconteceu logo após a Missa do meio dia, quando 10 crianças indicadas pelas 10 comunidades que integram a paróquia, acompanhadas por seus pais, articuladores e o pároco, Padre José Maria da Silva Ribeiro, fizeram a plantação das mudas de ipê no pátio da igreja.
“É importante que se diga que para termos a consciência ecológica não basta plantar árvores, mas cuidar delas. Como também não basta gerar filhos e colocá-los no mundo. É preciso acompanhar seu processo de crescimento, repassando-lhes os valores humanos, éticos e cristãos, tão necessários para a construção do caráter da pessoa. Eis porque quisemos que as mudas de ipê fossem plantadas pelas crianças das famílias de nossas comunidades, pois elas são o mais belo exemplo da vida em processo de crescimento. Vamos poder amanhã olhar essas árvores crescidas, floridas, e comparar com os jovens, adultos de amanhã bem encaminhados na vida, dando alegria a seus pais e a todos que farão parte de sua história.” destacou Padre José Maria.
O Pároco informou que, ainda no mesmo dia, na celebração eucarística das 19 horas, foram apresentados os novos articuladores das comunidades, coordenadores de setores, grupos e pastorais da paróquia, escolhidos durante as mini assembleias realizadas nos meses de novembro e dezembro do ano que passou.
Após leitura em conjunto do termo de compromisso para o biênio 2017-2018, todos eles receberam foram abênçoados pelo pároco e e saudados pelos fiéis presentes.
|