No domingo, 2 de abril aconteceu a cerimônia de posse do Padre Paulo da Eucaristia, em celebração realizada na Paróquia de São Francisco de Assis, no Tapanã. A missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Prior Geral do Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador, Padre Afonso Maria da Cruz Castaldoni, sjs, Padre Francisco Assis, sjs, e do Padre Paulo da Eucaristia, sjs, ambos salvistas.
A cerimônia de posse teve início às 7h, na presença de centenas de fiéis que lotaram a paróquia. Dom Alberto deu a posse ao sacerdote que atuava na matriz como vigário paroquial desde 2015. Para a comunidade a posse do novo pároco é motivo de celebração, acolhendo o sacerdote como novo pastor. De julho de 2016 a fevereiro de 2017, esteve à frente da paróquia o Padre João Otávio Brasil de Andrade Figueira, que em um curto espaço de tempo contribuiu intensamente nos grupos e pastorais.
O sacerdote, animado, declara que o seu trabalho está em conformidade com o seu lema e destaca a sua perspectiva como novo pároco da paróquia: “O meu trabalho está bastante voltado ao meu lema de ordenação ‘Eu não fui enviado senão as ovelhas perdidas da casa de Israel’, (Mt 15, 24). Portanto, ir ao encontro do pobre e do fraco, e dar a ele a partir do reconhecimento da sua humanidade a capacidade de tornar-se um homem inteiro”.
O engajamento dentro da matriz paroquial é percebido pelas iniciativas do Padre Paulo, entre elas a “Conferência Jovem: O amor humano no plano divino”, que em 2017 chega a sua segunda edição. Momento este que propõe a toda comunidade uma semana de intenso aprendizado com louvor, missa, oração, formação, aprofundamento por meio de palestras e workshops, conforme o tema proposto, este ano: “Os Sete Pecados Capitais”. Há também o evento chamado Oxigênio (O2), que pelas ruas do bairro leva animação e evangelização.
Histórico
Natural de São Paulo, Padre Paulo da Eucaristia, cujo nome de batismo é Valmir Lino, nasceu em 09 de janeiro de 1982, caçula de cinco filhos; filho do casal José Lino da Silva e Luiza Santos da Silva. Em 16 de junho de 2012 foi ordenado sacerdote pelas mãos do bispo emérito de Santo Amaro, Dom Fernando Antônio Figueiredo, OFM. Em São Paulo, em 2012, foi vigário na Paróquia de Nossa Senhora de Pentecostes e em 2013 foi pároco da Paróquia Santa Cecília. Desde setembro de 2015, atuou como vigário na Paróquia de São Francisco de Assis, no Tapanã. O nome como sacerdote é uma referência ao apóstolo Paulo e ao seu reencontro com Jesus ter sido diante da Eucaristia.
|
Posse do padre Paulo, no Tapanã
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Contra a cultura do descarte, Igreja pede valorização da pessoa idosa
4 de outubro de 2024
Em coletiva, Santa Sé repercute abertura da segunda sessão do Sínodo
4 de outubro de 2024