Preparativos para o Dia Mundial dos Pobres

Foto: Divulgação.

Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos Bispos Auxiliares de Belém, participou de reunião, juntamente com representantes de pastorais, serviços e movimentos, além de representantes das Novas Comunidades da Arquidiocese de Belém, no auditório da Cúria Metropolitana de Belém, bairro Nazaré, na tarde da última quarta-feira, 26. A reunião objetivou iniciar o planejamento da III Jornada Mundial dos Pobres, programada para 17 de novembro de 2019, por determinação do Papa Francisco.

Na ocasião, Dom Antônio apresentou aos vários organismos da Arquidiocese de Belém a mensagem do Papa Francisco para o III Dia Mundial dos Pobres, cuja temática “A esperança dos pobres jamais se frustrará” (Sal 9, 19), publicada no dia 13 de junho de 2019. Em um dos trechos da mensagem o Sumo Pontífice recorda: “O compromisso dos cristãos, por ocasião deste Dia Mundial e, sobretudo na vida ordinária de cada dia, não consiste apenas em iniciativas de assistência que, embora louváveis e necessárias, devem tender a aumentar em cada um aquela atenção plena, que é devida a toda pessoa que se encontra em dificuldade”.

Segundo Dom Antônio, a jornada é um chamado para ações concretas em prol dos pobres: “O convite do Papa Francisco para celebrarmos a Jornada Mundial dos pobres, não é nada mais nada menos  que um convite para renovarmos nossa opção preferencial pelos pobres, como fez Jesus. Trata-se de uma consequência inevitável do amor a Deus e ao próximo. Não se trata de cuidado dos pobres pelos pobres, mas se trata da busca de promoção da justiça, da fraternidade, e promoção da cultura da solidariedade”.

“Esperamos que haja a tomada de consciência desse dever evangélico ao qual somos todos chamados a obedecer; articular um processo promotor de maior sensibilidade para com a missionariedade na Igreja de Belém, uma vez que o cuidado com os pobres é manifestação concreta de compaixão e missionariedade; fazer uma caminhada de reflexão e aprofundamento sobre a significatividade da dimensão social da caridade; ver crescer em todas as forças vivas da igreja de Belém a consciência da fraternidade e a importância da partilha daquilo que pensamos e fazemos pela promoção da dignidade humana; constituir uma agenda de compromissos e estudos que nos levem à celebração desse dia com muito fervor e alegria e promover um fórum de reflexão sobre os nossos atuais desafios missionários, em vista do despertar em todas as nossas organizações eclesiais, o desejo da cultura da Solidariedade eclesial”, são as expectativas das reuniões, segundo Dom Antônio.

No próximo semestre de 2019 serão realizadas novas reuniões, em continuidade às atividades iniciadas em junho, sendo elas, nos dias 15 de agosto, 13 de setembro, 03 de outubro e no encerrando no dia 6 de novembro. Todas as reuniões ocorrerão no auditório da Cúria Metropolitana de Belém, sempre às 15h, com a participação de Dom Antônio e dos representantes de pastorais, serviços e movimentos, além de representantes de Novas Comunidades da Arquidiocese de Belém.

Dia Mundial dos Pobres

Em 2016, Ano Santo da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu um “Dia Mundial dos Pobres”, na Igreja Católica, celebrado em toda a Igreja no XXXIII Domingo do Tempo Comum, 17 de novembro. Tema, este ano:  “A esperança dos pobres jamais se frustrará”. Em 2018, a temática foi: “Este pobre clama e o Senhor escuta”. No ano seguinte à sua instituição em 2017, foi: “Não amemos com palavras, mas com obras”.