Primeira missa de Dom Alberto na Área Missionária Canaã, em Marituba

Foto: Luiz Estumano

O Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa, celebrou no sábado, dia 19, a primeira missa na Área Missionária Canaã, localizada no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém. A celebração eucarística, que também foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, aconteceu na igreja da Comunidade São Judas Tadeu, uma das seis comunidades que integra essa área missionária, criada em junho do ano passado.

As seis comunidades pertenciam a Paróquia de Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro Almir Gabriel, em Marituba. A região após se tornar área missionária, tomou um novo vigor e impulso missionário, graças à solidariedade de outras paróquias, sacerdotes, diáconos e movimentos eclesiais.

Graças a esse trabalho cooperativo, as comunidades estão progredindo e crescendo. A Comunidade de São Judas Tadeu, local da celebração no sábado, tinha antes as santas missas realizadas em frente das residências. Atualmente conta com uma igreja que está em fase de acabamento, completando, assim, dez meses de obras.

De acordo com Dom Alberto, a Arquidiocese de Belém está trabalhando arduamente por esta e outras áreas missionárias, com auxílio das forças vivas como paróquias, grupos e movimentos objetivando o protagonismo e crescimento de cada uma:

“É uma comunidade irmã da Paróquia de São Judas Tadeu de Belém, mas também tanta gente vem atuando e trabalhando como o Terço dos Homens, a Paróquia do Perpétuo Socorro, tantos benfeitores que estão nos ajudando para chegarmos exatamente a nossa meta: marcar a presença da Igreja de Belém aqui.”
Ainda segundo Dom Alberto, está prevista a instalação de mais uma área em Murinin, em Benevides e, uma paróquia no Conjunto Eduardo Angelim: “queremos que a presença da Igreja chegue a todas as pessoas, porque todas têm direito ao Evangelho.”

Para o Bispo Auxiliar, o qual vem acompanhando sistematicamente a nova área missionária, a celebração eucarística representa a somatória do esforço conjunto. “Estamos celebrando a beleza da ação conjunta, da corresponsabilidade missionária e eu creio que quanto mais nós desenvolvermos esse espírito de colaboração, de envolvimento mais nós daremos passos novos na fundação de novas comunidades”, destacou Dom Antônio.

O compromisso da comunidade

O comprometimento de toda a comunidade local foi evidente para a realização da Santa Missa do sábado, 19. “Foi muito corrido para nós. Agradecemos a Deus por ele nos dar a oportunidade de nos esforçarmos para esse trabalho que pertence somente a Ele”, destacou Luiz Andrade, morador da área.

Para a coordenadora, Marcela Dias, o envolvimento da comunidade demonstra toda a sintonia que vive os membros atualmente. “há um sentimento enorme de gratidão por tudo que está acontecendo nesta nossa comunidade no momento. Damos graças a Deus pela presença de Dom Antônio entre nós, do seu apoio à comunidade e por esse acolhimento da Arquidiocese de Belém. Resta-nos só agradecer por tudo isso.”

São Judas vem recebendo o acompanhamento da Paróquia de São Judas Tadeu Evangelista, da Condor, em Belém. O pároco, Padre Rafael Brito, afirma que ambos crescem nesse processo de orientação pastoral: “tem sido uma experiência muito positiva e tem nos ajudado a crescer mais também no sentido da acolhida, do encontro aos irmãos necessitados. Diria que a presença da Igreja aqui tem sido muito positiva, para mostrar que a Igreja é uma Igreja em saída.”