O Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Nossa Aparecida, acolheu no sábado, 20 de abril, um grupo de 90 pessoas, incluindo 63 parlamentares federais e estaduais de diferentes partidos políticos, seus familiares e assessores para a primeira Romaria dos Parlamentares promovida pela Assessoria de Relações Institucionais Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A primeira Romaria dos Parlamentares tem como tema “Fratelli Tutti, amizade social e a política”. O encontro é motivado pela mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz na qual afirma que: “A política é um meio fundamental para construir a cidadania e as obras do homem” e, que dessa forma, “a função e a responsabilidade política constituem um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir o seu país, proteger as pessoas que habitam nele e trabalhar para criar as condições dum futuro digno e justo”.
O arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler, ao acolher parlamentares reforçou a ideia da ‘Boa Política” expressa na Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco e destacou a ideia de que a política é “a mais alta forma de caridade”, como o Papa Pio XI a definiu.
De acordo com assessor de relações político institucionais da CNBB, frei Jorge Luiz Soares da Silva, a realização de um evento como a Romaria dos Parlamentares era um desejo antigo da Conferência.
“Trata-se de um momento de encontro, diálogo e orientação da Igreja Católica aos políticos brasileiros que professam essa crença a partir do Evangelho e do Magistério da Igreja”.
Os parlamentares foram acolhidos com Celebração de Abertura na qual foi lido o Evangelho Mt. 4,4b, que narra a multiplicação dos pães, seguido de uma homilia do arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.
A mesa de abertura foi composta pelos membros da presidência da CNBB, o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente, dom Jaime Spengler, o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral, dom Ricardo Hoepers, o arcebispo de Goiânia (GO) e primeiro vice-presidente, dom Justino de Medeiros Silva, o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes, o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Carlos Eduardo Catalfo. O sub-secretário de articulação política, Júnior Dourado, representou o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, no ato.
Orientação para iluminar a atividade parlamentar
Senadora pelo Estado de Pernambuco, Tereza Leitão, enalteceu a iniciativa da CNBB em realizar a primeira Romaria dos Parlamentares. “As duas palestras foram muito importantes para a nossa atividade parlamentar. Quanto mais alinhados com a nossa espiritualidade católica e os ensinamentos da Igreja estaremos mais coerentes com nossa atividade parlamentar. É muito importante esta iniciativa da CNBB e da Igreja Católica se voltarem para nós para nos fortalecer no exercício da atividade política”, afirmou.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto, parlamentar que participou de grupo jovem e do encontro de casais, deu os parabéns para a Conferência pela realização da Romaria. “Isto demonstra que a Igreja Católica está mais atenta à participação. É muito importante encontros como este para nos orientar na condução da nossa atividade parlamentar”, afirmou.
Palestras e conferências
Ao longo do dia, os parlamentares participaram de três palestras. A primeira delas às 9h45, será sobre a temática “a relevância da política à luz da Palavra de Deus”, com a assessoria do arcebispo de Curitiba (PR), dom José Antônio Peruzzo.
Na sequência, às 10h15, o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer (SP), abordou a temática “Fratelli Tutti e a Amizade Social. Já a terceira palestra foi sobre a amizade social e a política, com o professor Rodrigo Guerra López, secretário executivo da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Celebração no Santuário
A Romaria foi encerrada com a celebração eucarística no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, às 18h. Os parlamentares também foram conduzidos para um passeio nos espaços do Santuário.