Desde que assumiu o comando da Igreja, o Papa Francisco tem sido intransigente com algumas práticas que, por serem usuais, acabaram parecendo coisa normal, na rotina do Vaticano. Na semana passada, um exemplo – pequeno exemplo – da cruzada do Pontífice pela manutenção da boa conduta ganhou destaque na imprensa internacional que, depois da eleição do cardeal jesuíta, parece estar olhando para a Santa Sé com mais respeito e atenção. O fato que mereceu alguns minutos nas TVs do mundo inteiro não foi resultado de nenhuma reportagem investigativa, mas fruto da indignação do Papa, com uma prática desonesta, que há tempos acontecia e da qual pouca gente havia se apercebido.
Durante uma audiência na sala Paulo VI, Francisco mostrou aos fieis um pedaço de papel vermelho, disse que tinha a ver com aquela reunião e fez questão de ler o texto impresso. Tratava-se de um convite gratuito – o Papa frisou: gratuito – que estava sendo vendido por gente da pior espécie. O dinheiro arrecadado, muito dinheiro por sinal, passava longe da contabilidade vaticana. Espertalhões comercializavam o acesso ao encontro gratuito com o Pontífice em sites “católicos” e faturavam milhares de euros toda semana. Em um ano, o valor podia passar da casa do milhão. Sem que a Igreja soubesse, muito bandido fez fortuna às suas custas.
O Papa acabou com essa farra e também colocou um fim na venda indiscriminada de bênçãos apostólicas. Agora, apenas a livraria do Vaticano está autorizada a comercializar o documento e todo dinheiro arrecado é destinado aos pobres.
É inacreditável que haja quem tenha coragem de usar a figura o sucessor de Pedro para ganhar dinheiro de forma ilícita. A partir de agora, está todo mundo avisado: ninguém mais deve pagar para ir às audiências papais. Francisco foi firme e ganhou elogios em larga escala. Sua coragem é um exemplo para o mundo e para a Igreja.
|
Privilégio de ser católico: O Papa indignado
Compartilhe essa Notícia
Leia também
PUC-SP oferece curso on-line de Especialização em Teologia e Ensino Religioso
17 de janeiro de 2025
Missionárias da Imaculada realizam Assembleia Interprovincial em Brasília
17 de janeiro de 2025
Inclua a oração na sua rotina neste Ano Santo
17 de janeiro de 2025