Programação de missas nos balneários durante o mês de julho

A Arquidiocese de Belém segue com o cronograma de visitas pastorais dos Bispos às comunidades diocesanas em 2018. Na programação de junho, Dom Antônio de Assis Ribeiro, um dos Bispos Auxiliares, esteve na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, município de Benfica, região metropolitana de Belém. A visita pastoral ocorreu de 12 a 17 de junho.

O encontro com a comunidade iniciou-se com um almoço, como forma de acolhida. À tarde, Dom Antônio, acompanhado de lideranças pastorais, visitou as principais comunidades paroquiais: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Santa Maria, São Camilo de Lélis, Nossa Senhora das Graças, São Judas, Santa Terezinha, Santo Antônio, São Francisco, Santa Rita, Santa Ana, São João Batista e São José. Dia 12, Dom Antonio abriu a visita pastoral com a celebração da Santa Missa. O segundo dia, 13, começou com visita ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da Vila Santa Maria, à Academia de Saúde, um projeto da prefeitura municipal.

Depois, Dom Antônio foi a comunidades do interior ao longo da estrada Maratá: os assentamentos Maratá e Eldorado. A tarde foi reservada à vistoria nos livros de contabilidade, Batismo, matrimônio, crisma e livro tombo, seguida de um diálogo sobre a situação econômica e administrativa da paróquia. À noite, Missa festiva na Comunidade Santo Antônio, no bairro Juquiri,  encerrou a agenda do dia.

A reunião do Conselho Presbiteral foi o primeiro compromisso de Dom Antônio, no dia 14. À tarde, ele visitou comunidades no Murini e, à noite, concluiu a agenda com Missa na Comunidade Santa Maria. No dia 15, foi ao CRAS do Murini, dali seguindo para a escola São João Batista, depois à delegacia de polícia local, dedicando boa parte da tarde à visita a pessoas idosas e enfermas.

À noite a comunidade reuniu-se para a Santa Missa na Comunidade São Francisco, de Murini, concluindo-se a agenda com reunião com o Conselho Administrativo e Econômico da paróquia.

Agenda na prefeitura municipal de Benevides foi o começo da agenda no dia 16, seguida de um diálogo com os alunos da Escola Estadual Ruth Guimarães, encerrando-se a manhã com reunião do Conselho Pastoral Paroquial (CPP). A tarde foi reservada a conversas com jovens na missão , como os catequizandos, crismandos e grupos de coroinhas. Depois foi a vez de seu encontro com a  juventude.  À noite, todos reuniram-se em congraçamento paroquial na Missa de abertura da festividade da Comunidade São João Batista.

A visita pastoral encerrou-se domingo, dia 17 de junho, quando houve o Encontro com a Juventude da Região Episcopal Menino Deus, na Paróquia Menino Deus, em Marituba. Após o diálogo, os jovens animaram-se a entrevistar Dom Antônio, uma vez que ele é o Bispo Referente para a Juventude na Arquidiocese de Belém.

A família foi o tema  dos últimos momentos de  Dom Antônio com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição na reunião com o Encontro de Casais com Cristo e o grupo de Catequese para adultos. A culminância da visita pastoral à paróquia foi a Santa Missa de encerramento da visita pastoral às 19h.

Um clima de serena alegria e esperança

Concluída a visita, Dom Antônio falou da  experiência na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
"Foi uma experiência muito rica do ponto de vista social e pastoral. Socialmente percebi uma nova realidade com seus elementos positivos e fragilidades, riquezas e potencialidade".

Aspectos pastorais chamaram a atenção do Bispo:  "Tomei conhecimento da terceira paróquia mais antiga da Arquidiocese, criada em 1758.  A vila não se desenvolveu, como se esperava há dois séculos. Por isso, por muitos anos, o atendimento pastoral foi muito deficitário e isso ocasionou grandes perdas para a Igreja Católica.
Novos bairros surgiram na comunidade e é urgente a promoção da missionariedade católica para a fundação de novas comunidades. Nós temos um forte diferencial: a vida comunitária, as pastorais, a sensibilidade social, a acolhida dos valores culturais… temos história, nome e proposta pastoral. Devemos avançar!

A vida e a animação paroquial  são impulsionadas pelas Irmãs Ana Rita de Sousa Lima e  Andreia Maria Cesária, pelos diácono José Narciso Filho e pelo  padre Edilson Moreira da Silva. "Sente-se agora uma grande esperança para a Igreja no local. O povo está contente e sente-se um clima de serena alegria e esperança pastoral", conclui Dom Antônio.