Projeto Comunidade em Ação realiza mais uma etapa

Na sexta-feira, 17, aconteceu mais um módulo do workshop voltado aos jovens do bairro do Guamá. A formação é resultado da parceria com as instituições Lar Fabiano de Cristo e Centro de Referências da Assistência Social (CRAS) Guamá com a Fundação Nazaré de Comunicação (FNC), através do Projeto Comunidade em Ação que visa incentivar a formação e inserção no mercado de trabalho.

Na ocasião os jovens na faixa etária 14 e 18 anos participaram do segundo módulo de Corel Draw, capacitação iniciada no início do ano. De forma dinâmica e prática a metodologia foi repassada pelo administrador de redes Paul Adrian, coordenador do Portal Nazaré. No primeiro módulo, realizado no mês de fevereiro, cada um recebeu material apostilado para acompanhar e exercitar o conteúdo ministrado. O terceiro e último módulo sobre Corel Draw será aplicado em abril.

O projeto “Comunidade em Ação”, idealizado pela Fundação Nazaré de Comunicação, objetiva promover, resgate e proteção social de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, através da formação e capacitação cidadã, por meio das comunicações sociais. Baseado em estudos, a iniciativa está atenta a situação de vulnerabilidade que os jovens se encontram em relação ao mercado de trabalho.

A assistente social da Fundação Nazaré de Comunicação, Jérsica Moy, explica o papel da instituição e a colaboração para a vida dos jovens. “Nós não somos uma instituição profissionalizante, mas a ideia é justamente trabalhar em parceria, porque o (CRAS) e o Lar Fabiano de Cristo já tem uma trabalho voltado aos jovens. A gente vem fortalecer esse trabalho em quanto rede de assistência, proporcionando esses cursos que vão justamente fortificar estes currículos pra dá a eles uma maior oportunidade. Desde o ano passado a gente estar nesse sentido e esse ano trouxemos cursos voltados para a área de mídia, uma área que tem crescido bastante e é uma demanda que eles pedem porque eles conhecem bastante disso e querem aprimorar”.

Segundo o educador social do Centro de Referências da Assistência Social (CRAS), Charles Monteiro, que acompanha os jovens na ocasião dos cursos realizados na Fundação Nazaré de Comunicação, haverá um feedback após cada módulo para saber dos jovens como vem sendo desenvolvido para ser aprimorado. Qualificação profissional é a oportunidade que muitos jovens têm buscado para conseguir se inserir no mercado de trabalho. Para o educador, a iniciativa é válida. “A formação vai agregar na vida de cada um que participar. Esse tipo de iniciativo é o que faz da Fundação Nazaré de Comunicação, assim como do Lar Fabiano de Cristo e do (CRAS) uma coisa só, como uma engrenagem comprometida com a juventude. Quem sabe esses meninos que estão fazendo os cursos mais tarde possam passar esse curso para outras pessoas”. Ao longo deste ano serão realizadas as capacitações divididas em módulos e com temáticas variadas.

Programação – oficinas

21 de abril – Corew Draw (modulo III)
19 de maio – In Design (modulo I)
09 de junho – In Design (modulo II)