Foto: Divulgação. |
Equipes da Caritas Belém e da Pastoral das Ilhas, visitaram no sábado, dia 4, a Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, localizada às margens do rio Genipaúba, região das ilhas no Baixo Acará, para a implantação do Projeto Hidráulico Ambiental e Social da foz do rio Genipaúba. O projeto faz parte de um gesto concreto do Dia Mundial dos Pobres 2019 que em sua programação discutiu a necessidade da implementação de políticas públicas para diversas áreas.
Na visita estavam na equipe o diácono Gilmar Lobato, da Pastoral das Ilhas, engenheiro Elierson Costa, diácono Edward Martins de Aquino e o diácono Raimundo Nonato, representando a Caritas Belém. A visita ao local teve por objetivo possibilitar o melhor acesso à água potável, através da ampliação ou melhoria do sistema de captação hidráulica e, ainda estabelecer formas para educação e saneamento ambiental, com a participação da comunidade e parceiros, com o propósito de melhorar a qualidade de vida naquela comunidade.
|
|
Objetivo da visita da equipe de técnicoe da Cáritas Belém foi avaliar a localidade para melhor acesso da comunidade à água potável |
Entre as atividades previstas para ser realizadas na comunidades a partir do projeto estão a melhoria e ampliação de unidades de poço artesiano, sensibilização e educação ambiental, saneamento ambiental: tratamento ou aproveitamento de resíduos sólidos; e iniciativas de economia popular solidária sustentáveis.
São parceiros nessa realização a Arquidiocese de Belém, Caritas Belém, apoiados pela Pastoral Ambiental, Funasa, Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará (Seaster) e Prefeitura do Acará.
Gesto concreto
Como já especificado, o projeto realizado na foz do Rio Genipaúba trata-se de um gesto concreto e retoma a agenda do III Dia Mundial dos Pobres, celebrado em 2019 pela Arquidiocese de Belém, com a coordenação da Caritas Belém. Na programação do dia houve o seminário sobre políticas públicas realizado dia 28 de setembro do ano passado teve como tema “Inclusão Social, Qualidade de Vida e Sociedade do Bem Viver”.
Na ocasião, Padre Bruno Sechi, já falecido, representante da Arquidiocese de Belém reiterou o compromisso da mesma para que se concretizar o desafio cristão de que todos tenham vida: “a fé só é verdadeira se for encarnada na vida do povo”.
Na programação do evento uma das exposições foi “Saneamento e saúde pública ambientalmente sustentáveis”, tendo como participantes Eládio Carvalho, representante da Funasa e Fernando Maia, mestre em Meio Ambiente.
O representante da Funasa focou a discussão da política pública que visa atender a população através da garantia do saneamento. Para isso, destacou a contribuição e a atribuição da Funasa nesse processo, com destaque a legislação condizente, os artigos 196 e 225 da Constituição Federal em vigor.
|
Ilha recebeu a visita de técnicos no dia 4 de julho |
Na sequência, fez destaque a importância da água potável para a qualidade de vida e a atenção desse bem como direito de todos como sendo ainda um dever. Também, deu ênfase à ação do homem sobre o meio ambiente, em particular os prejuízos causados aos mananciais, extraindo ainda mais a falta de água potável para todos, em especial nas comunidades rurais.
Outra exposição “Inclusão Social, Qualidade de Vida e a Sociedade do Bem Viver”, teve como participantes o professor Edson Antunes e Miriquinho Batista representantes da Seaster. O professor Edson, expôs alguns pontos pertinentes, referente à temática, entre os quais a regulação do trabalho alternativo da economia solidária e criação de emprego e renda resultantes da organização e mobilização dos movimentos sociais da década de 80 do século XX, no contexto da sociedade brasileira.
|
Projeto da Caritas Belém garante água potável para comunidade do Baixo Acará
Compartilhe essa Notícia
Leia também
Diocese de Castanhal promove festival da maniçoba em prol da construção do Hospital Abba
11 de dezembro de 2024
Vaticano: Papa convida a preparar Natal com esperança
11 de dezembro de 2024
Santuário Cristo Redentor presente na Exposição “100 Presépios no Vaticano”
11 de dezembro de 2024