Projeto de padre trabalha com jornal impresso em Outeiro

 
O Jornal ‘Voz de Nazaré’ é um dos instrumentos do projeto “Jornal: Infinitas possibilidades de aprendizagem”, desenvolvido pelo Padre Mauricio Dias, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, no Outeiro, Distrito em que é professor. Mais de 100 jornais serão trabalhados dentro do projeto, de acordo com o padre, destacando-se o centenário ‘Voz de Nazaré’, um dos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém, responsável por pautar os principais assuntos da Igreja de Belém, do Brasil e do mundo. O ‘Voz de Nazaré’ este ano completa 104 anos de existência, no próximo dia 5 de julho.  
 
 A proposta de Padre Mauricio é transformar o jornal em um apoio pedagógico complementar às atividades curriculares, oferecendo aos alunos como mais um recurso didático e, desta forma, incentivando o desenvolvimento escolar e sensibilizando nas crianças e jovens o gosto pela leitura. 
 
Além de contribuir com o ensino e a aprendizagem, o projeto pretende promover a atualização do aluno em relação às informações do que ocorre na sua cidade, no país e no mundo, despertando seu interesse por questões sociais, culturais e políticas, resultando na formação de cidadãos mais informados e críticos da realidade. 
 
Leitura de mundo
 
Segundo Padre Mauricio, o trabalho com o jornal impresso é muito amplo e enriquecedor, sendo importante instrumento de pesquisa em sala de aula, já que é fonte inesgotável de possibilidades, abrangendo todas as áreas do conhecimento. “Além de o jornal informar o indivíduo sobre dado assunto, ele retrata as possibilidades de refletir sobre comunicação, contexto social contemporâneo, transformações na sociedade, o papel da imprensa, formação de opiniões, entre outros, possibilitando a apropriação de um texto verídico, do cotidiano dos alunos. Utilizá-lo como ferramenta de aprendizagem propicia uma leitura de mundo, onde o aluno se coloca como agente do processo e, principalmente, como um cidadão crítico e modificador do espaço em que vive”.
 
A metodologia aplicada constará de aulas teóricas e praticas. Nas aulas teóricas serão abordadas, entre outras questões, as funções dos jornais e a diferença entre a informação e a opinião. Nas aulas práticas os alunos colocarão em ação os conhecimentos adquiridos, com a elaboração de uma coletiva à imprensa e a confecção de um jornal da escola, em parceria com o Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.
 
Uma das primeiras turmas atendidas pelo projeto será a de ensino fundamental do Centro Educacional 5 de Março, localizado na Avenida Paulo Costa, no Centro Comercial do Outeiro. Alunos de oito e nove anos viverão em primeira mão a experiência proposta por Padre Mauricio.
 
 
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também