![]() |
||
Uma programação especial vai marcar os 21 anos de fundação da Rádio Nazaré, comemorado na quinta-feira, 4 de maio. Os ouvintes serão os grandes premiados, que vão ter participação marcante em toda programação do dia. “A Rádio Nazaré completa 21 anos, com muitas conquistas e desafios. É só providência no sentido de continuar crescendo. Isso é uma conquista da Igreja como um todo. É uma conquista do povo de Deus”, destacou a coordenadora da Rádio Nazaré, Elyvane Barbosa.
O diretor de comunicação, Mário Jorge Alves, felicita a rádio e todos os responsáveis em mantê-la no ar: “Desejo a todos que fazem a Rádio Nazaré, principalmente aquele grupo que trabalha especificamente sob a coordenação da Elyvane Barbosa, os nossos agradecimentos pelo empenho em fazer acontecer a Rádio Nazaré. Que Deus os proteja sempre, ilumine sempre nas suas mensagens. Agradecer as pessoas que nos apóiam através de programas, como por exemplo as comunidades e, finalmente agradecer, a Família Nazaré que continue nos ajudando para que nós possamos dar continuidade a esse legado que o nosso saudoso Dom Vicente deixou para nós”.
Elyvane Barbosa também enfatizou a importância de Dom Vicente para a criação da Rádio Nazaré. “Nosso Senhor suscita no coração do homem o desejo daquilo que é importante, e com a rádio não foi diferente. Acredito que Deus suscitou esse desejo no coração de Dom Vicente, o que era sonho e desejo se tornou em realidade”, disse.
É inegável o legado deixado pelo Bispo Emérito de Belém, Dom Vicente Joaquim Zico, para o funcionamento de um dos veículos de comunicação da Arquidiocese de Belém. Na época da inauguração da Rádio Nazaré, em 1996, Dom Zico era Arcebispo Metropolitano de Belém.
A rádio oferece uma programação voltada para a formação e educação, valorizando sempre a família, com informação, entrevistas interativas, participação direta e indireta dos ouvintes, programas religiosos e formativos, além de um repertório musical.
Toda a programação, portanto, está em sintonia com os objetivos da emissora, que é voltada para o anúncio do Evangelho e da valorização da vida. A diversidade de programas consegue atrair públicos para as mais diversas temáticas, como reflexão, com programas como a “Voz do Pastor”, “Oração do Terço” e “Cura-me Senhor”, ou para a temática relativa à cidadania, voltados para as áreas de saúde, direito e educação, entre outros.
Transmissores
A Rádio Nazaré FM 90,3 Mhz chega todos os dias nos lares de 92 municípios do Estado do Pará. Segundo o coordenador técnico da Fundação Nazaré, Raimundo Brabo, a utilização de novas tecnologias possibilitaram a digitalização, melhorando, assim a qualidade do sinal, que foram possíveis com a troca do transmissor mais potente; outro avanço se deu com a reforma dos dois estúdios e a troca de equipamentos antigos. Brabo ressaltou ainda que “para ganhar em alcance, a torre foi ampliação de 80 metros para 100 metros, porém com a colocação do tubo de 19 metros que suporta as antenas a torre ficou com 119 metros que equivale a um prédio 40 andares.
A Rádio cobre um raio de 100km, ou seja, todos os municípios que estiverem dentro deste raio recebem o sinal da Rádio Nazaré. O alcance não fica restrito a frequência da rádio, pelo Portal Nazaré www.fundacaonazare.com.br, a programação pode ser acompanhada ao vivo, em qualquer parte do Pará, do Brasil e do mundo.
A torre da Rádio está instalada no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), no KM 6 da Rodovia BR 316, em frente ao 6º Batalhão de Polícia Militar, no bairro de Águas Lindas. Para o coordenador técncico o local é privilegiado: “Lá é um ponto estratégico, um local descampado, com poucos prédios, a gente consegue ir mais longe que as outras rádios porque é um local privilegiado em relação à distância de outros interiores. Praticamente é a única que deve chega mais longe, é a única FM que chega mais longe”.
Histórico
Em 4 de maio de 1996, foi inaugurada a Rádio Nazaré, com a coordenação do Diácono Antônio Lobato e da Irmã Celeste. O feito foi antecedido pela fundação da rádio ocorrida no dia 14 de dezembro de 1993, por intermédio pelo na época Bispo Metropolitano de Belém, Dom Vicente Zico. Por ser o primeiro veículo de comunicação da instituição foi chamado de Fundação Rádio Nazaré, sendo modificada em junho de 1998.
A iniciativa partiu durante a gravação de um programa feito por Dom Vicente para uma rádio de Belém em um estúdio improvisado no Seminário São Pio X, em Ananindeua. Motivado pela audiência, o Arcebispo decidiu ir adiante, e criar uma rádio com o objetivo de evangelizar e educar os povos da Amazônia.
Em 15 de dezembro de 1994, foi concedida a outorga para que a Fundação Rádio Nazaré pudesse prestar serviços de radiodifusão sonora, por meio da Rádio Nazaré FM com a frequência 91,3 MHz.
|
||
