Rádio Nazaré FM completa 24 anos na segunda, dia 4

Foto: Luiz Estumano.

Na próxima segunda-feira, 4 de maio, Fundação Nazaré de Comunicação festeja o aniversário de 24 anos do seu veículo mais antigo, a Rádio Nazaré FM 91,3 Mhz. Criada em 1996, mantém sua missão como rádio educativa moderna em prol do anúncio do Evangelho na Amazônia. A programação no dia 4 vai celebrar o aniversário com apresentadores da casa, mensagens dos bispos e artistas e, é claro, muita oração.

Por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) o aniversário de 24 anos da Rádio Nazaré será diferente, mas não menos celebrativo do que os anteriores. Nesse período de isolamento social, inclusive, a Rádio tem se destacado por ser espaço de reflexão, consolo e alegria para muitos ouvintes que a acompanham.

“Programação de aniversário será atípica. Antes da pandemia fazíamos um programão com a participação de vários locutores dentro do estúdio. Este ano festejaremos ao longo do dia com a participação dos voluntários da rádio, que estão ausentes da programação e dos ouvintes através dos aplicativos de mensagens”, afirma Elyvane Barbosa, coordenadora da Rádio Nazaré FM.

A MISERICÓRDIA NO RÁDIO

Com a grade modificada, ampliaram-se os programas de oração e celebração eucarística. Um deles, o Terço da LUIZ ESTUMANO Misericórdia, que normalmente tem grande participação, no momento chega a congestionar as linhas com o grande volume de ligações. O programa vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 15h, sendo que de segunda a quinta é ao vivo e, na sexta-feira, gravado. Aos sábados o programa é exibido às 14h30 e, domingo, às 15h, ambos gravados.

As Missas, transmitidas da Residência Episcopal em sintonia com a Rede Nazaré de Televisão, permitem que os fiéis possam acompanhar de suas casas o ato eucarístico. As novenas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Igreja homônima, no Telégrafo, são outro momento de oração e de fortalecimento espiritual que a Rádio Nazaré oferece aos seus ouvintes às 18h, todas as terças-feiras. Há, ainda, os programas com sacerdotes: “Igreja, ponto a ponto”, de 8h às 9h, e o “Nazaré Revista”, das 10h às 11h30, ambos de segunda a sexta-feira.

Para o aniversário a programação inicia às 8h, com Elyvane Barbosa. Em seguida, de 9h às 11h30, padre Wagner Maria assume o especial Nazaré Revista em comemoração do aniversário. Nesta manhã haverá mensagens dos bispos, de artistas nacionais e também de ouvintes. Pela tarde, a partir das 14h30 às 17h30, Jota Cardoso apresenta a programação que inclui, entre outros programas, o Terço da Misericórdia, ao vivo, às 15h.

INÍCIO DA RÁDIO NAZARÉ FM

A Rádio Nazaré FM foi fundada em 14 de dezembro de 1993 pelo, na época, Arcebispo de Belém, Dom Vicente Zico. Por ser o primeiro veículo de comunicação da instituição, recebeu, na época, o nome de Fundação Rádio Nazaré, alterado em junho de 1998. A iniciativa surgiu durante a gravação de um programa feito por Dom Vicente para uma rádio de Belém em um estúdio improvisado no Seminário São Pio X, em Ananindeua. Motivado pela grande audiência, o arcebispo decidiu ir adiante: criar uma rádio com o objetivo de evangelizar e educar os povos da Amazônia.

No dia 15 de dezembro de 1994 foi concedida a outorga para que a Fundação Rádio Nazaré pudesse prestar serviços de radiodifusão sonora, por meio da Rádio Nazaré FM com a frequencia 91,3 Mhz. A Rádio foi inaugurada em 4 maio de 1996.

Atualmente coordenada por Elyvane Barbosa, alcança 92 municípios, oferecendo uma programação voltada para a formação e educação do povo amazônico, possuindo em sua grade atrações para a toda a família com informação, entrevistas interativas, participação direta e indireta dos ouvintes, programas religiosos, além de um repertório musical selecionado.

A Rádio Nazaré FM conquistou a credibilidade e a admiração da população paraense, principalmente por contribuir para o crescimento do ser humano tanto no aspecto espiritual, quanto nos âmbitos social, cultural e educacional.