Sábado, 4 de maio de 2024, data celebrativa especial, e um canto do “Parabéns” para a aniversariante do dia: a Rádio Nazaré FM – 91,3 Mhz. A emissora contabiliza 28 anos a serviço da Vida, propagando a evangelização, exercendo a sua importante missão como um dos quatro veículos da comunicação da Arquidiocese de Belém, sustentada pela Fundação Nazaré de Comunicação. Criada em 1996, a emissora mantém sua missão como rádio educativa moderna em prol do anúncio do Evangelho na Amazônia.
Desde o ano passado, a Rádio Nazaré vem passando por mudanças, começando pela gestão da emissora, que deixou de ser coordenada por Elyvane Barrosa e passou para a atual coordenadora, Marcela Monteiro. As mudanças ensejaram novidades na programação da rádio, assunto que passou a ser incumbência do padre Nilton Cezar Reis, que vem procedendo ajustes como o atual Diretor de Programação.
As mudanças vem sendo acompanhadas por antigos colaboradores, com a responsabilidade que sempre pontuou o trabalho de muitos anos aos cuidados de Elyvane, agora com olhar ainda mais dedicado, visto que é, agora, a Diretora de Comunicação da Fundação Nazaré de Comunicação.
“Foi uma longa caminhada da qual guardo lembranças maravilhosas da convivência com os nossos colaboradores, e desta época atual, uma recordação associada ao compromisso ainda maior de continuar mantendo a credibilidade que a Rádio Nazaré alcançou entre os ouvintes”, avalia a diretora.
A rotina dos dias na Rádio Nazaré FM é bem conhecida de Marcela Monteiro, a atual coordenadora, que substituiu Elyvane, “com o mesmo compromisso. É uma missão ainda muito recente na minha jornada na Fundação Nazaré, onde sempre estive ligada ao trabalho executado pela Rádio Nazaré, o veículo que me acolheu na Comunicação pela vida. Então, eu sou muito grata a Deus por esta oportunidade de contribuir com a evangelização de nossa Igreja através do rádio”.
Marcela, dando continuidade ao trabalho missionário na Rádio Nazaré, costuma dizer que sua gratidão é sempre direcionada a Deus, mas é primordial “a parceria que mantemos com a nossa equipe. Não somos muitos, mas realizamos este trabalho com muito empenho, com o compromisso de cada colaborador na função em que está destacado. A graça maior, recolhemos ao constatar que, além de evangelizar, muitos testemunhos do público que nos acompanha, nos confirmam que ainda há muito a fazer. Muitos dos ouvintes nos revelam suas vivências pessoais, experimentadas na escuta da Rádio Nazaré e alguns chegam a nos considerar como uma família, pelo compromisso que eles mesmos assumem de estar conectados à rádio o dia inteiro”, conta Marcela.
Comemoração
A Rádio Nazaré FM vai celebrar a data de aniversário com Missa transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Televisão neste sábado, a partir das 8h, direto do estúdio. E em Ananindeua, o Presidente da Fundação Nazaré de Comunicação, Dom Alberto Taveira Corrêa, inaugura o sistema de energia limpa da emissora.
O Parque Fotovoltaico fica no complexo do Seminário Maior São Pio X, Km 17 da rodovia BR 316, onde está a torre da emissora.
Emissora do Evangelho
Dom Vicente Zico criou a rádio em 14/12/1993, sendo, à época, Arcebispo de Belém. O primeiro veículo de comunicação da instituição surgia como Fundação Rádio Nazaré, nome alterado em junho de 1998.
No dia 15/12/1994, mediante outorga concedida, a Fundação Rádio Nazaré, podia prestar serviços de radiodifusão sonora, como Rádio Nazaré FM (91,3 Mhz, inaugurada em 4 maio de 1996.
Fotos: Luiz Estumano