Rainha da Paz recebe padre Vanderson Jorge como novo pároco

Encerrando o ciclo de transferências e posses na Arquidiocese de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano, empossou no último domingo, 12, os padres Vanderson Jorge da Costa Barata e Evandro Rosendo Favacho do Carmo como pároco e vigário paroquial, respectivamente, da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, no Benguí.

Desde que foi criada, há 28 anos, a paróquia recebe agora o seu quinto pároco. Nos últimos seis anos, padre Romeu Ferreira da Silva foi quem conduziu a paróquia. O sacerdote agora será vigário paroquial em Santa Rita de Cássia, na Cidade Nova V, em Ananindeua.

Centenas de pessoas compareceram à celebração eucarística presidida por Dom Alberto e concelebrada por vários sacerdotes, entre eles o Cônego José Luiz Fernandes, vigário episcopal da Região Coração Eucarístico de Jesus, e  padre Bruno Sechi, fundador do Movimento República de Emaús, cuja sede fica localizada naquela área paroquial, e também coordenador da Comissão Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte II.
Logo no início da celebração, Cônego José Luiz fez a leituras das provisões de pároco e vigário paroquial. Em seguida, os padres Romeu e Bruno revestiram o pároco com as vestes sacerdotais, estola e casula. Empossando o padre Vanderson Jorge com um abraço, Dom Alberto entregou a paróquia aos cuidados de seu novo pároco.

Em sua homilia, Dom Alberto pontuou que, “a paróquia não é uma repartição pública, mas um lugar de acolhimento, fraternidade, onde os mais frágeis e pecadores encontrem o caminho da reconciliação e a força do Evangelho”.

Destacando a boa acolhida que recebeu, o arcebispo ainda afirmou seu desejo de que, “todos se sintam bem aqui nesta igreja como eu me sinto cada vez que venho aqui”, disse.

Após a homilia, padre Jorge e padre Evandro professaram solenemente a fé católica, juraram fidelidade à comunhão com a Igreja Católica, Apostólica e Romana e renovaram as promessas que fizeram nos dias de suas ordenações. Em seguida, o novo pároco recebeu os símbolos que externavam a nova missão: as chaves da Igreja, a chave do sacrário, a jarra para administração do sacramento do batismo e a estola roxa para administração do sacramento da reconciliação.

Novo tempo de amor e missão

Todos os presentes compartilharam daquele momento especial. Brígida Marques coordena na paróquia o Ministério Unidos por Jesus, responsável por congregar jovens e adultos que expressam a fé pela música, artes e oração. Brígida conta que a chegada do novo pároco representa “uma felicidade imensa para mim e todos do bairro que esperam um novo tempo de amor e missão”. Brígida disse que as primeiras impressões do novo pároco foram as melhores possíveis. “Ele demonstra muita segurança e disposição em caminhar com todos os que querem o bem da paróquia”.

Ao fim da celebração não faltaram homenagens de quem recebia e também de quem se despedia do novo pároco. Um paroquiano da Paróquia Santo André, onde os padres Jorge e Evandro estavam até o mês de janeiro deste ano, leu uma mensagem de despedida e gratidão aos sacerdotes. Os paroquianos da Rainha da Paz saudaram seus pastores com uma singela lembrança: uma cesta com a imagem da padroeira e um vaso de flores naturais.
Era expressiva também a presença do Instituto Nossa Senhora Mãe da Divina Providência (Movimento Providentino), da Arquidiocese de Belém, ao qual pertencem os padres Jorge e Evandro.

O novo pároco saudou a comunidade paroquial manifestando o desejo de que ali seja o início “da manifestação do amor de Deus ao mundo, a todos que nos rodeiam, todos que precisam ter contato com este amor de Deus que nos faz meros instrumentos na sua vinha”. O pároco  planeja conhecer as 14 comunidades, pastorais, grupos e movimentos e todos os paroquianos que desejam somar na missão e no crescimento espiritual da paróquia, concluindo tão especial acontecimento.