Ivanildo Silva: evangelizando com humor

Missionário partilha experiência com a Rede Nazaré de Comunicação

Foto: Fabricio Simões | Rede Nazaré
Foto: Fabricio Simões | Rede Nazaré

“Viver de rir – Porque morrer ninguém quer!”é o nome do espetáculo estilo stand up que tem movido Ivanildo Silva, jornalista, radialista e pregador,missionário da Comunidade Católica Obra de Maria a percorrer diversos lugares com o objetivo de evangelizar famílias inteiras através do humor, sem palavrões nem termos de duplo sentido. Criativo, a cada apresentação, ele une pregação e momentos de aprendizagem. Dia 16 de dezembro, ele concluiu compromissos em Belém do Pará, em agenda com a Fundação Nazaré de Comunicação.

Membro da Comunidade Católica Obra de Maria desde 1999, Ivanildo é “jornalista por formação, radialista por paixão e missionário por vocação” – como ele gosta de se definir. É apresentador e palestrante para jovens e adultos, sendo um inovador pioneiro em conciliar o viés do humor com a evangelização em suas pregações no segmento religioso.

Ivanildo cumpre uma visita à Fundação Nazaré de Comunicação a convite da instituição, por intermédio da Diretoria de Captação de Recursos, com o objetivo de uma partilha de experiências. “Trago minha experiência e estou recolhendo muitas realizações de êxito que a Fundação Nazaré tem me propiciado conhecer, que irei levar para experimentar em meu trabalho também na minha terra”.

Humor para aproximar e evangelizar

O missionário lançou um projeto humorístico em 2010: show no estilo stand upcomedy (comédia em pé). A iniciativa artística consiste no desafio que Ivanildo tem de fazer a plateia sorrir por mais de uma hora, propondo-se ao que ele entende como fazer humorverdade em tempos de mentira, sem recorrer a palavrões ou palavras de duplo sentido.

A estratégia de Ivanildo inspira-se, principalmente, na sua própria trajetória religiosa, adaptada a partir de fatos cotidianos ao preparar o roteiro das suas apresentações. Dessa maneira, por onde ele vem se apresentando com o stand up “Viver de rir”, conquista os mais diversos públicos.

A vertente de humor consolidou ajornada do missionário através da piada, que desde criança despertava-se para ele como um dom. Aliou-a a sua experiência religiosa e alinhouum jeito diferenciado para trabalhar. Consolidou-se como um artista que recorre ao dom diluído em contos e ‘causos’ ao notar que o seu método agradou o seu público. “A gente ri diante das narrativas mais comuns do dia a dia. O humor, a alegria, é a melhor maneira de falarmos de coisas sérias”, constata.

Missionário feliz e realizado

Pernambucano, casado, pai de três filhos e membro da Comunidade Católica Obra de Maria desde 1999, Ivanildo é jornalista, radialista, apresentador e palestrante. Desempenha, atualmente, a atividade profissional no radiojornalismo entre a Rádio Olinda, pertencente à Arquidiocese de Olinda e Recife, e a Rádio Rural, de Natal (RN).

Aliada à missão jornalística, Ivanildo realiza peregrinações religiosas, ocasiões em que compartilha sua vasta experiência com os participantes, contribuindo para transformar as viagens em uma oportunidade de vivenciar “a peregrinação como um retiro”, repleta de testemunhos dos viajantes.

Ivanildo também é músico. Em 2001 criou a Dupla DDD – “Doidin de Deus”, destacando os protagonistas Ambrósio e Grampulino, dois personagens de evangelização que divulgam a cultura nordestina através da musicalidade e da irreverência, em shows por todo Brasil e no exterior. Dentre as suas produções, consta reconhecimento público com disco de ouro.

Celebrando a fórmula de evangelizar com o stand upcomedy, Ivanildo promoveu momentos de muita descontração na imersão realizada junto à Fundação Nazaré de Comunicação. No último dia da estadia, 16 de dezembro, ele apresentou-se no auditório tendo como plateia aqueles que fazem acontecer a missão da Comunicação Oficial da Arquidiocese de Belém, através da Rede Nazaré de Comunicação – Rádio FM (Rádio Nazaré FM – 91.3 Mhz; TV Nazaré – canal 30; Portal Nazaré (fundacaonazare.com.br) e as redes sociais @redenazare

Acompanhado da Diretoria Executiva da Fundação, e de autoridades da Arquidiocese de Belém, Ivanildo visitou e conheceu toda a estrutura da Fundação Nazaré e sua administração, a redação dos veículos e concedeu entrevistas aos veículos de comunicação. A agenda incluiu encontros setoriais, reuniões com colaboradores, entrevistas e gravações.

Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, era um dos muitos animados presentes às conversas com Ivanildo na manhã do dia 16. A data também celebrou a presença de aniversariantes na plateia: Dom Paulo e o social media Fabrício Simões, responsável pelas mídias sociais da Fundação Nazaré. Ambos receberam os “parabéns” e orações.

Elyvane Barbosa saudou os presentes a agradeceu a Ivanildo pelo convívio institucional, “uma rica experiência”, atestou a Diretora de Comunicação. “A generosidade de Ivanildo, desprendendo-se de seus compromissos em sua terra para partilhar conosco esses momentos de partilha, resta-nos toda a gratidão a você!”, evidenciou Marcela Monteiro, Diretora de Captação de Recursos, gestora que acompanha o projeto subsidiário da instituição, a Família Nazaré.

“O êxito com que Ivanildo desempenha sua missão de evangelizar pelo rádio, também emissoras educativas em sua terra natal, nos propiciaram estes dias de abençoada partilha de experiências para todos nós. Muito obrigado, Ivanildo!Deus o abençoe!”, concluiu Marcos Aurélio de Oliveira, Diretor Administrativo e Financeiro.

Ivanildo também expressou agradecimentos, revelando grata surpresa em conhecer a “estrutura maravilhosa que a Fundação Nazaré possui”. Depois, sintetizou sua trajetória, afirmando ser uma pessoa realizada. “Tive uma vida difícil, mas Deus me mostrou que com Ele, minha vida seria de muitas alegrias. Hoje, não me falta nada, me considero realizado e feliz”.

O missionário ratificou a importância da Fundação Nazaré para a comunicação e para a evangelização. “Causa-me alegria saber da qualidade dos serviços prestados para a Comunicação da Igreja de Belém pela Fundação Nazaré. Quero parabenizar todos os que fazem a Fundação pela acolhida que tive, pelo zelo profissional que emprestam ao seu trabalho e, especialmente, pelo espírito missionário que move esta casa. Levo maravilhosas contribuições também para o meu trabalho e de nossa equipe, baseado em tudo o que pude conhecer aqui. Parabéns, e muito obrigado. Deus abençoe vocês!”, encerrou.

Texto: Por Bernadete Costa – Jornal Voz de Nazaré Online
Fotos: Luiz Estumano

Compartilhe essa Notícia

Leia também