Reforma da Previdência e os impactos na juventude brasileira

 
O Centro Magis Amazônia, um espaço idealizado pelos Jesuítas da Amazônia, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza no sábado, 25, uma programação destinada à juventude. O encontro acontece de 8h às 12h e apresenta a temática  “Reforma da Previdência e Trabalhista no Brasil: os impactos na juventude brasileira”. O evento tem por finalidade fornecer subsídios aos jovens sobre os abalos provocados pela reforma que está em discussão no Congresso Nacional. 
 
A palestra será ministrada pelo professor Claudio Puty, da UFPA, que juntamente com outros professores de instituições públicas do Brasil, elaborou  uma pesquisa sobre os rumos da reforma até 2060. 
 
“A atividade é muito importante, principalmente em decorrência do momento econômico e político pelo qual  o país está passando. O mais importante é a Igreja compor esses espaços; mostrar que ela não se esconde, devendo sempre estar por dentro do que acontece na sociedade. Essa parceria com o Magis, que é um espaço de suma importância porque a nossa bandeira é a juventude, é muito importante, como primeira atividade que traz a reforma trabalhista que vai impactar diretamente a vida da juventude. Não é válido somente estar na rua, é válido sentar e discutir, organizar-se, trabalhar em redes, ver o que nos une no momento obscuro. A bandeira que nos une é a bandeira da vida da juventude. Então, o espaço de roda de conversa, de debate com pessoas que estão por dentro do assunto, como o professor Cláudio Puty, é muito bom”, disse Bruno Costa, secretário executivo da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belém e membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude.

A juventude sempre foi umas das prioridades da Companhia de Jesus, Ordem dos Jesuítas. O Centro Magis é um programa nacional dos jesuítas voltado para a juventude. No Brasil existem quatro centros: um em Brasília, um em Fortaleza, um em São Paulo e um em Belém. Aqui, o Centro Magis Amazônia foi implantado em 2004, e atende toda a Região Norte do Brasil. Como todos os outros três, tem o olhar voltado para os jovens e atua nas diversas dimensões, desde a evangelização a questões sociais. O programa busca atender os jovens em diversos espaços, como, por exemplo, Igrejas do Brasil, universidades, movimentos juvenis. 
 
O Grupo de Trabalho (GT) é composto por várias expressões da sociedade como GET-UFPA, Marcha Mundial das Mulheres, Pastoral da Juventude, Pastoral da AIDS, Braum Consultoria, Centro Alternativo de Cultura-CAC e Instituto Enest Mandel.
 
Serviço

O encontro acontece das 8h às 12h, no 3º andar do Centro Magis Amazônia, prédio anexo à Capela de Lourdes, localizada na Avenida Governador José Malcher, 1169, Bairro de Nazaré. Entrada franca.
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também