Regiões episcopais com colorido especial na abertura do Ano Jubilar

Foto: Divulgação.

Às vésperas da abertura do Ano Jubilar pelos 300 anos da Diocese de Belém do Pará, as sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém, junto às suas respectivas paróquias terão uma cor de camisa para acolher com alegria o terceiro centenário da Diocese de Belém, por exemplo, o azul, o verde e o roxo açaí. Com o tema “Anunciando o Evangelho de Jesus Cristo na Amazônia” e o lema “Ide e anunciai…” (Mc 16, 15), a solenidade ocorre na sexta-feira, dia 22 de fevereiro, às 19h, com Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello, no Ginásio do Mangueirinho, localizado na Rodovia Augusto Montenegro, em Belém.

O momento solene terá um colorido todo especial, em virtude das sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém terem uma camisa com uma cor previamente definida para abrilhantar a abertura do Ano Jubilar – 300 anos da Diocese de Belém. A Região Episcopal Eucarístico de Jesus com a cor laranja, a Região Episcopal Menino Deus com a cor azul, a Região Episcopal Sant’Ana com a cor verde, a Região Episcopal Santa Maria Goretti com a cor branca, a Região Episcopal Santa Cruz com a cor vermelha, a Região Episcopal São João Batista com a cor roxo açaí e Região Episcopal São Vicente de Paulo na cor amarela, cuja suas respectivas paróquias na figura de cada fiel se fazem presentes com a cor da camisa  que representa a Região Episcopal. As camisas podem ser adquiridas nas secretarias paroquiais.

Segundo monsenhor Raimundo Possidônio, coordenador de pastoral e Vigário Geral da Arquidiocese de Belém, os fiéis devem acolher este momento solene com muita graça: “A Igreja é comunhão e participação! Logo, todos os que participam do Povo de Deus pelo Batismo e pela missão devem se envolver de algum modo para manifestarem sua adesão e sintonia de fé! As camisas serão assim a expressão visível dessa unidade: Paroquia – Região Episcopal – Arquidiocese. Também as pastorais, movimentos, comunidades religiosas e novas comunidades. Todos unidos para manifestar nosso louvor, gratidão e renovar a missão!”
As camisas podem ser adquiridas nas secretarias paroquiais no valor de 15,00 reais.

Saiba a cor da camisa da Região Episcopal que a sua paróquia pertence

Região Episcopal Eucarístico de Jesus – Laranja

Paróquia Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Paróquia Arcanjo São Miguel, Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, Paróquia Nossa senhora de Lourdes, Paróquia Nossa Senhora do Bom Remédio, Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, Paróquia Santa Edwiges, Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro, Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus (Tenoné), Paróquia Santo Antônio de Pádua, Paróquia São José de Anchieta e Área Missionária São Clemente.

Região Episcopal Menino Deus – Azul
Área Missionária São Paulo Apóstolo, Paróquia Bom Pastor, Paróquia Menino Deus, Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Benfica), Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Mosqueiro), Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Marituba), Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Paróquia Nossa Senhora do Ó, Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Distrito Industrial, Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Júlia Seffer), Paróquia Santa Bárbara, Paróquia Santa Rosa de Lima, Paróquia Santíssimo Sacramento – Marituba, Paróquia São Marcos, Paróquia São Pedro Pescador e Paróquia São Pio X.

Região Episcopal Sant’Ana – Verde

Paróquia Sant´Ana da Campina, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Jurunas), Paróquia Santíssima Trindade, Paróquia Nossa Senhora da Graça – Catedral Metropolitana de Belém, Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Cidade Velha), Paróquia Santa Luzia, Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Paróquia São José (Doca), Paróquia São Judas Tadeu, Capela Nossa Senhora de Lourdes, Reitoria Nossa Senhora das Mercês e Reitoria São João Batista.

Região Episcopal Santa Maria Goretti – Branca

Paróquia São Francisco de Assis (Capuchinhos), Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro (Basílica Santuário de Nossa Senhora Nazaré), Paróquia Santa Maria de Belém, Paróquia Santa Maria Goretti, Paróquia Santo Antônio do Tucunduba, Paróquia São Domingos de Gusmão, Paróquia São José de Queluz, Paróquia São Miguel Arcanjo e Paróquia São Pedro e São Paulo.

Região Episcopal  Santa Cruz – Vermelha

Paróquia Imaculada Conceição (Castanheira), Paróquia Jesus Ressuscitado, Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, Paróquia Sagrada Família, Paróquia Santa Cruz, Paróquia São Benedito, Paróquia São Francisco Xavier, Paróquia São Geraldo Magela, Paróquia São João Paulo II, Paróquia São Jorge, Paróquia São Raimundo Nonato, Paróquia São Sebastião e Reitoria Nossa Senhora Mãe da Divina Providência.

Região Episcopal São João Batista – Roxo Açaí

Paróquia Divina Misericórdia, Paróquia Jesus Bom Samaritano, Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Icoaraci), Paróquia Nossa Senhora do Livramento, Paróquia São Francisco das Ilhas, Paróquia São Francisco de Assis (Icoaraci), Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, Paróquia São Francisco de Assis (Tapanã), Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Outeiro) e Paróquia Santa Tereza de Calcutá.

Região Episcopal São Vicente de Paulo – Amarela

Paróquia Cristo Peregrino, Paróquia Cristo Rei, Paróquia Divino Espírito Santo, Paróquia Santa Maria Mãe de Deus, Paróquia Santa Paula Frassinetti, Paróquia Mistério da Transfiguração do Senhor, Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Paróquia Nossa Senhora do Amparo, Paróquia Santa Rita de Cássia, Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus (Águas Lindas), Paróquia Santíssimo Redentor, Paróquia Santo André Apóstolo, Paróquia Santo Inácio de Loyola, Paróquia São José Operário, Paróquia São Lucas Evangelista Paróquia São Vicente de Paulo.