Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2025, a cidade de Bragança (PA) acolheu a ‘13ª Assembleia Regional da Pastoral da Juventude do Norte 2 – ARPJ’, um encontro da juventude católica da região amazônica que teve como sede a Escola Amigos para Sempre na Estrada da Fazendinha.
Com o tema “No Retumbão da Marujada: A Pastoral da Juventude do Regional Norte 2 abraça a identidade, encontra com a vida e avança no rio-mar da esperança” e o lema “Nada mais é o amor que o encontro das águas” (Jorge Vercillo), o encontro teve como inspiração bíblica a passagem “Avancem para águas mais profundas” (Lc 5,4).
A ARPJ reuniu jovens representantes das dioceses e prelazias do Regional Norte 2 (Pará e Amapá) e teve como objetivo avaliar a caminhada da Pastoral da Juventude nos últimos anos, fortalecer a identidade da PJ e planejar novas ações de evangelização.
As lideranças e assessores das dioceses de Abaetetuba, Macapá, Bragança, Cametá, Marabá, Prelazias do Alto Xingu, Marajó e Arquidiocese de Belém, estiveram reunidos para o processo eletivo/aclamação da nova Coordenação Regional (2026-2028), bem como foram elencadas prioridades que serão executados durante o triênio, uma delas a celebração dos 50 anos da PJ Regional em 2027, foram aproximadamente 68 participantes, entre delegados/as, convidados e palestrantes, bem como a equipe local de apoio.
A nova coordenação é composta pelas secretárias regionais Eloysa Rodrigues (Diocese de Bragança) e XayenePuresa (Diocese de Macapá), bem como o jovem Jeová Duarte, Coordenador Nacional N2 (Prelazia do Marajó).
E os assessores Douglas Furtado (Prelazia do Marajó), Cleuton Moraes (Diocese de Marabá), Miguel Soares (Diocese de Macapá), a quarta vaga será ocupada por uma mulher (vacante) e o Bispo referencial para as juventudes
Durante os três dias, a juventude participou de espiritualidade, estudos, mesas de debates, rodas de conversa e celebrações, além de vivenciarem momentos de partilha e de construção coletiva.
Na sexta-feira (15), após a acolhida, aconteceu a mesa de abertura com representantes regionais e nacionais, seguida de momentos de formação e a celebração eucarística na comunidade São Francisco.
O sábado (16) foi marcado pela mesa de análise de conjuntura, que refletiu sobre os desafios da Igreja e da juventude no contexto amazônico. À tarde, os jovens se dedicaram ao plano de ação para os próximos três anos, assumindo compromissos em vista da evangelização e da missão junto à juventude.
No domingo (17), o evento foi encerrado com a celebração do envio missionário, em que os participantes retornaram às suas dioceses com a certeza de que a juventude da PJ continua firme no chamado a ser Igreja viva e presente no meio do povo amazônico.
A equipe de coordenação do encontro agradeceu a todos os convidados e palestrantes, e, em especial aos jovens Arlefe Noite (Diocese de Macapá), Bruna Bentes (Diocese de Abaetetuba) e Ingrid Sabrina (Arquidiocese de Santarém) pelo serviço e vida doados no triênio (2022-2025).
Fonte: Regional Norte 2 / Por Matheus Felipe – PASCOM Diocese de Bragança e Bruna Bentes – Diocese de Abaetetuba
Foto: Joelson Reis e Michelly Barroso – PASCOM PSCJ