Cametá celebrou a Missa do Santos Óleos

Celebração enriquecida pela graça do Ano Jubilar

No sábado (05/04), a Diocese de Cametá celebrou a Missa do Santos Óleos, também conhecida como Missa do Crisma ou da Unidade. A celebração foi marcada pela benção dos óleos utilizados nos ritos sacramentais do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, e dentro do Rito Litúrgico ocorreu também a Renovação das Promessas Sacerdotais.

A Missa dos Santos Óleos é historicamente uma celebração da Igreja Católica que acontece geralmente na Quinta-feira Santa, porém, na Diocese de Cametá ocorre dias antes em virtude da realidade geográfica das 20 Paróquias e 2 Quase-Paróquias que a compõe.

Este ano a Santa Missa aconteceu às 9h na Catedral São João Batista, foi presidida por Dom Ivanildo Oliveira Almeida, Bispo Diocesano, e contou com a presença dos fiéis diocesanos dos vários municípios de vida e vocação na Igreja, o clero (presbíteros e diáconos), os religiosos e os féis leigos. Na ocasião, o bispo abençoou e consagrou os óleos que serão utilizados na administração dos sacramentos no decorrer do ano. A saber:

1- Óleo do Crisma: Simboliza a plenitude do Espírito Santo. Com este óleo são ungidos os novos batizados, com sacramento da Crisma onde receberam outra vez a unção. Ele também é utilizado durante as ordenações de novos padres onde são ungidas as mãos dos presbíteros e também utilizada para ungir a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

2- Óleo dos Catecúmenos: Utilizado para ungir os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. É destinado aos que serão batizados, o primeiro sacramento da Iniciação à Vida Cristã-porta da fé.

3- Óleo dos Enfermos: Administrado durante o sacramento da Unção dos Enfermos. É a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento.

Dom Ivanildo, na homilia, relembrou que essa Missa recorda o fundamento sobre a evangelização: comunhão, participação e missão; É uma oportunidade para que como comunidade católica, possamos nos reunir e renovar nosso compromisso com a Igreja e com a fé.

O Bispo ressaltou que “Os Santos Óleos estão entre os sinais mais antigos e veneráveis da graça de Deus na Igreja Católica. Utilizados nos sacramentos, eles simbolizam a ação divina na vida dos fiéis. Ao longo dos séculos, seu significado não mudou. Hoje, representam um elo importante entre a graça divina e a vida humana, um sinal visível da ação do Espírito Santo”.  

 Por fim, a Missa dos Santos Óleos foi uma celebração esperançosa de grande significado para a Igreja, que teve como objetivo abençoar e consagrar os óleos utilizados nos sacramentos, renovar as promessas sacerdotais e fortalecer a comunidade de fiéis em sua caminhada de fé. Aos que tiveram a oportunidade de Participar recordaram a tradição da Igreja e renovaram o compromisso com a sua fé.

Fonte: Diocese de Cametá / Por Pascom Diocesana

Compartilhe essa Notícia

Leia também