A Diocese de Cametá demonstrou um firme compromisso com o futuro de suas vocações ao realizar, nos dias 7 e 8 de março, o ‘Congresso Vocacional Diocesano’. O evento, que serviu como um importante passo na preparação para o Congresso Vocacional Nacional, foi um período dedicado à oração, formação, estudo, partilha e fraternidade, reunindo as equipes do Serviço de Animação Vocacional (SAV), de todas as quatro áreas episcopais, que contou com a participação de Dom Ivanildo Oliveira, Bispo da Diocese.
O Congresso teve início com um momento de acolhida e oração, onde os participantes mergulharam no documento base do ‘5º Congresso Vocacional do Brasil’. A reflexão centralizou-se na importância do tema “Comunidades Vocacionais” e no lema bíblico extraído dos Atos dos Apóstolos “Perseverantes e bem unidos, partiam o pão pelas casas” (At 2,46). A condução desta reflexão foi realizada pelo padre Irlas Soares, assessor eclesiástico do SAV diocesano.
A Estratégia Diocesana e o Legado da União
Dom Ivanildo Oliveira destacou a organização estratégica da Diocese, que visa maximizar o alcance pastoral. O bispo enfatizou que a resposta ao chamado foi extremamente positiva, com a presença de quase 100 pessoas envolvidas na animação vocacional. A estratégia de realizar encontros específicos com as quatro áreas episcopais visa a eficiência e a capilaridade “Isso permite atingir mais pessoas, ficar mais próximo das paróquias, diminuindo tempo e despesas, ao mesmo tempo em que se estabelece uma linguagem única e um objetivo claro para toda a diocese”, pontuou.
A Diocese demonstra solidez na formação, possuindo uma equipe bem preparada para a animação e para o discernimento vocacional, que anualmente se conclui em novembro. Atualmente, cinco jovens estão na etapa final de discernimento, prontos para ingressar no Propedêutico rumo ao Seminário Maior.
Um ponto crucial abordado foi a transição de liderança no SAV, a Diocese está se preparando para a saída do padre Irlas. Para garantir a continuidade do trabalho, um seminarista já avançado na formação, o seminarista Márcio, será preparado para assumir o posto. “Para evitar um impacto maior, um seminarista que já está no terceiro ano de caminhada e concluiu a Teologia será preparado para assumir este serviço pastoral”, assegurou Dom Ivanildo.
O Chamado à Comunidade: Além da Reflexão
A reflexão do Congresso Diocesano ressoou com o propósito maior do documento nacional. O Texto-Base do ‘5º Congresso Vocacional do Brasil’ convoca a Igreja a examinar como a vocação é vivida e partilhada no cotidiano, superando a visão individualista. A expressão “partiam o pão pelas casas” evoca a imagem de comunidades que são, simultaneamente, locais de íntima comunhão — onde a partilha é concreta, material e espiritual, e pontos de irradiação da fé. É no pequeno círculo de convivência, afirma o texto base, que a perseverança se fortalece contra as adversidades e o testemunho se torna autêntico.
Com um feedback muito positivo dos ambientes paroquiais — evidenciado por encontros que já reuniram até 300 jovens em uma única área, o bispo concluiu que o caminho traçado é o correto. O Congresso Nacional é visto como um elemento adicional para fortalecer a caminhada vocacional já bem encaminhada na Diocese de Cametá. O evento diocesano culminou no domingo com a celebração da Santa Missa, presidida pelo próprio Dom Ivanildo Oliveira.
Fonte: Regional Norte 2 / PorVívianMarler
























