Caminhada e ato cultural em defesa das Águas em Santarém

Arquidiocese de Santarém apóia a caminhada e ato cultural em defesa das Águas

No Dia Mundial da Água, 22 de março, haverá uma caminhada e um ato cultural em defesa dos rios, igarapés e lagos. A concentração será às 17h no Bosque da Vera-Paz, e depois sairá a caminhada em direção à Praça Tiradentes. Na chegada, haverá o ato cultural com música, poesia e teatro. A ação é uma iniciativa de Organizações e Movimentos Sociais de Santarém, e tem o apoio da Pastoral Socioambiental da Arquidiocese de Santarém, Custódia Franciscana São Benedito da Amazônia e Sociedade do Verbo Divino.

Este ato foi anunciado pelo Frei João Messias, coordenador da Pastoral Socioambiental, ao final da Missa de Abertura da Campanha da Fraternidade 2025 na Arquidiocese, no dia 7 de março. Ele frisou que o objetivo desta ação é “sensibilizar sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, destacando os impactos negativos dos empreendimentos que degradam a nossa água, com ênfase no rio Tapajós. Este dia visa reforçar a urgência de proteger os rios e os corpos d’água, promovendo a conscientização e ações que defendam o uso sustentável e a preservação dos recursos hídricos para as futuras gerações”.

O Dia Mundial da Água é celebrado todos os anos no dia 22 de março desde 1993, como uma forma de chamar atenção para a importância da água e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos.

A data representa uma oportunidade para refletir sobre a necessidade de adotar práticas responsáveis de gestão da água e promover a conscientização sobre os problemas relacionados ao seu acesso e uso equitativo em todo o mundo.

Fonte: Regional Norte 2 / Com Arquidiocese de Santarém

Compartilhe essa Notícia

Leia também