Na tarde do último domingo (27/07), foi realizada, em Oriximiná (PA), mais uma edição do tradicional Círio Simbólico de Canoas. Como manda a tradição, a imagem do glorioso Santo Antônio foi conduzida da residência de um casal devoto, no bairro São José Operário, até a rampa da Barreirinha.
Neste ano, a casa escolhida para acolher a imagem foi a do casal Suelen Vinente e Carlinhos Dias (Rigico). De lá, os devotos seguiram em translado pelo rio em suas canoas, em um momento de fé e emoção que remete aos primeiros círios da cidade – uma verdadeira releitura da origem do que viria a se tornar o grande Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio.
O evento contou com o apoio de diversos órgãos municipais e entidades parceiras, como os grupos Amigos das Barquinhas e Amigos da Alvorada de Santo Antônio. A coordenação reforçou a importância da corresponsabilidade entre os envolvidos, destacando que cada colaboração é essencial para o sucesso da celebração.
A Diocese de Óbidos, através da Paroquia Santo Antônio de Pádua, em Oriximiná, tem o Círio Fluvial de Santo Antônio, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Pará, é de mais uma edição marcada pela fé, organização e valorização da identidade cultural e religiosa oriximinaense.
O evento reforça os laços da comunidade com a religiosidade popular e preserva uma tradição que atravessa gerações.
Fonte: Regional Norte 2 / Por SedCom/ Diocese de Óbidos