No sábado, 13 de dezembro de 2025, data em que a Igreja celebrou Santa Luzia, foi oficialmente erigida a Paróquia Santa Luzia. O momento histórico foi marcado por uma Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Raimundo Possidônio, às 19h, reunindo fiéis e lideranças religiosas.
A celebração contou com a presença dos padres Lucas Romano, Fernando Dutra, Aldo Fernandes, Hudson Rodrigo, Gustavo Teixeira, Juracy Matos e do padre José Maeldon, que até então atuava como administrador da antiga área pastoral e, com a ereção canônica, passou a assumir como pároco da nova paróquia.
A criação da Paróquia Santa Luzia representou um marco na caminhada de fé da comunidade, coroando anos de organização pastoral e crescimento eclesial. Após a celebração eucarística, a programação seguiu em clima festivo, com venda de comidas típicas, leilões e momentos de confraternização entre os fiéis, celebrando o nascimento oficial da nova paróquia.
Histórico da Paróquia de Santa Luzia em Paragominas (PA)
Em 1994 um grupo de Católicos que residiam no bairro Jaderlândia em Paragominas, se reunia para as celebrações da palavra nas casas das pessoas, mas principalmente na casa da Dona Francisca Bentes, uma das pioneiras na fundação da comunidade. Seu Acácio Ribeiro um grande homem de fé viu que era hora de fazer uma capela para as celebrações, foi então que ele e seus companheiros, Dona Francisca Bentes, Doralice, Maria do Nonato, dona Dora e outras pessoas foram atrás das serrarias pedir madeira para a construção de uma capela, não tinham dinheiro mas tinham fé em um Deus que tudo pode, um Deus de aliança um Deus de Promessa, e é aí que nossa história começa. Os Padres da época eram Padre Otacílio e Padre Pedro, Padre Otacílio foi um padre que contribuiu ajudando a carregar a madeira da capela, Padre Pedro doou as telhas e dona Francisca Bentes doou 2 terrenos para a construção, sendo um para a capela e o outro para um salão da comunidade.
Seu Acácio Ribeiro primeiro coordenador, foi quem escolheu Santa Luzia como padroeira, fazendo assim homenagem a sua amada esposa dona Luzia, os outros membros abraçaram a escolha pois também eram devotos de Santa Luzia, e na cidade não havia nenhuma comunidade com esse nome, e assim se fez, esse era o marco inicial da fundação desta comunidade. No dia 13 de dezembro de 1995 Padre Otacílio celebrou a primeira missa da comunidade, sendo assim fundada a Comunidade Santa Luzia no bairro Jaderlândia em Paragominas. Anos mais tarde a humilde capela de Santa luzia ficou pequena para quantidade de pessoas da comunidade, foi então então padre Maurício deu início a obra de uma igreja nova, bem maior localizada na praça central do bairro. No início dos anos 2000 uma nova igreja foi construída e, embora ainda muito simples, a história da comunidade Santa Luzia continuava ali.
Alguns anos depois, o Pároco Padre Calazans concluiu boa parte das obras da igreja, onde uma das nossas maiores conquistas foi as salas de catequese, o Salão da comunidade e o muro trazendo mais segurança. Seu José Fernandes foi o último coordenador da comunidade santa luzia, finalizando seu mandato em 2023, pois nossa comunidade de fé iria a vim se tornar uma área pastoral no próximo ano, que seria o primeiro passo para futuramente se tornar paróquia.
No dia 8 de fevereiro de 2024 ocorreu a missa de posse do administrador da área pastoral, padre José Maeldon, com a presença do nosso bispo Dom Jesus Maria, e de diversos outros padres, e assim começou uma nova história que vinha a durar dois anos. Chegando perto do final de dois anos como Área Pastoral, o atual Bispo Dom Raimundo Possidônio presidiu no dia 13 de Dezembro de 2025 a Missa em Honra a Padroeira Santa Luzia e Também a Ereção Canônica da Paróquia Santa Luzia, celebrando também 30 anos de história.
Fonte: Diocese de Bragança / Por Matheus Felipe/Pascom Paróquia Santa Luzia – Paragominas (PA)





